Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Cooperação entre Putin e Jinping é um "sinal alarmante", diz Blinken

O secretário de Estados dos Estados Unidos lembrou mesmo durante a mobilização das tropas russas para a Ucrânia, a "amizade" que unia os dos países se manteve intacta.

Cooperação entre Putin e Jinping é um "sinal alarmante", diz Blinken
Notícias ao Minuto

17:21 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos criticou, esta quinta-feira, a posição da China perante a invasão das tropas russas na Ucrânia.

Durante um discurso na Universidade George Washington, Antony Blinken referiu que a cooperação entre os dois líderes era uma "sinal alarmante". 

"A defesa da guerra [por parte de Pequim] de Vladimir Putin para erradicar a soberania da Ucrânia e assegurar uma esfera de influência na Europa devia fazer soar os alarmes para todos nós", admitiu o secretário de Estado dos EUA, considerando que este "é um momento pesado para o mundo" e também descartando a ideia de o país prestar apoio numa eventual independência de Taiwan.

O responsável norte-americano lembrou ainda que "mesmo quando a Rússia estava a mobilizar tropas para invadir a Ucrânia", a "amizade" entre os dois países nem estremeceu. "[Os países] declararam que a amizade que unia os dois países era, e passo a citar: 'Sem fronteiras'".

Leia Também: Republicanos deverão bloquear medida contra terrorismo doméstico nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório