Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia envia carta à ONU para contradizer pretensões turcas no mar Egeu

A Grécia enviou uma carta à ONU destinada a contrariar as reivindicações da Turquia no mar Egeu, repetidamente colocadas pelo Governo de Ancara mas que o porta-voz do executivo grego, Yannis Ikonomu, considerou hoje "sem fundamento".

Grécia envia carta à ONU para contradizer pretensões turcas no mar Egeu
Notícias ao Minuto

15:08 - 26/05/22 por Lusa

Mundo ONU

"A carta será entregue hoje ao secretário-geral da ONU", António Guterres, assinalou Ikonomu, ao garantir que a Grécia "colocará sempre o problema das provocações turcas" no leste do mar Egeu e "protegerá sempre os seus direitos soberanos".

Na missiva, o Governo grego assinala à ONU que os argumentos turcos, segundo os quais a soberania grega sobre as ilhas do leste do Egeu está vinculada à sua desmilitarização, é algo que não tem qualquer base "nem legal, nem histórica, nem na prática".

Ancara acusa Atenas de violar o compromisso de desmilitarização das suas ilhas fronteiriças incluído nos tratados de Paris de 1947 e de Lausana de 1923, e numa carta dirigida em setembro passado à ONU indicou que, por esse motivo, a soberania da Grécia sobre essas ilhas "permanece um assunto pendente".

O envio da carta da Grécia constitui uma resposta à missiva turca de 2021, mas ocorre num momento de novas tensões entre os dois países, para além do despique entre Ancara e a NATO sobre o preço do seu apoio à adesão da Finlândia e da Suécia.

No início desta semana, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reagiu indignado pelo pedido emitido pelo primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, no seu discurso perante o Congresso norte-americano, para que não autorizasse a venda de aviões de combate F-16 à Turquia.

"A partir de hoje, Mitsotakis já não existe para mim. Nunca aceitarei reunir-me com ele", reagiu Erdogan no decurso de um conselho de ministros, onde também anunciou o cancelamento da cooperação estratégica estabelecido pelos dois países vizinhos com o objetivo de melhorar a sua complexa relação.

Em pleno contencioso diplomático agravado pelas declarações do Presidente turco, ao qual o Governo de Atenas acabou por não responder diretamente, têm-se multiplicado os voos de aviões de combate turcos sobre o espaço aéreo grego, algo comum quando a tensão aumenta entre os dois países.

O envio na quarta-feira de um novo navio de prospeção sísmica turco em direção ao mar Egeu, para áreas que a Turquia reivindica como zona económica exclusiva (ZEE) mas que colidem com as declaradas pela Grécia e Chipre, não ocorre pela primeira vez, mas agora coincide com uma situação internacional particularmente sensível para os dois Estados-membros da NATO, também concentrados na evolução da guerra na Ucrânia.

Leia Também: ONU distribui arroz, com apoio da China, a crianças guineenses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório