Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Prédio em Kyiv ganha ‘Santa Javelin' gigante... mas não agradou a todos

Grupos religiosos não se mostraram agradados com o mural, mas a imagem tem feito sucesso, uma vez que já se tornou um símbolo da resistência ucraniana.

Prédio em Kyiv ganha ‘Santa Javelin' gigante... mas não agradou a todos
Notícias ao Minuto

12:05 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Um prédio em Kyiv, na Ucrânia, ganhou uma nova vida, depois surgir nas suas paredes uma pintura gigante. Em causa está uma imagem do fenómeno ‘Santa Javelin’, que acabou por se tornar um símbolo da resistência ucraniana.

A imagem, criada há alguns anos, ganhou destaque com a invasão russa à Ucrânia, mostrando Santa Madalena, um ícone da tradição ortodoxa, com um Javelin FGM-148 - lançador de mísseis fabricado nos Estados Unidos - ao colo. 

Desde o início da invasão, imagens da ‘Santa javelin’ têm surgido em vários lugares, mas o mural pintado no prédio da capital ucraniana ganha agora destaque, uma vez que foi desenvolvido pelo grupo de arte Kailas-V para angariar dinheiro para o país.

Contudo, a imagem não agradou a todos e provocou objeções por parte de grupos religiosos. 

Christian Borys, que participou na criação da obra, recorreu ao Twitter para comentar o sucedido.

“Entendo que algumas pessoas religiosas se ofendam com a ‘Santa Javelin’, mas sugiro que leiam literalmente qualquer coisa sobre a longa, longa história de ícones religiosos usados ​​para apoio moral na guerra. Este símbolo significa muito para muitas pessoas agora”, escreveu.

Recorde-se que a guerra na Ucrânia dura há quase três meses e já causou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas. Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, já morreram 4.000 civis. 

Leia Também: Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório