Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 70 migrantes desaparecidos após naufrágio na costa da Tunísia

Mais de 70 migrantes que partiram da Líbia para tentar chegar ilegalmente à Europa foram dados como desaparecidos após o seu barco naufragar ao largo da costa da Tunísia, declarou hoje a Guarda Nacional tunisina.

Mais de 70 migrantes desaparecidos após naufrágio na costa da Tunísia
Notícias ao Minuto

11:55 - 25/05/22 por Lusa

Mundo Migrações

O barco, que transportava uma centena de pessoas, virou-se na costa de Sfax, cidade no centro-leste da Tunísia. A Guarda Costeira e da Marinha da Tunísia conseguiram salvar 24 migrantes, mas os outros estão desaparecidos, de acordo com Houcem Eddine Jebabli, o porta-voz da Guarda Nacional, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), citada pela agência de notícias Efe, referiu hoje também que está a decorrer uma operação de busca na costa da Tunísia para localizar 76 migrantes que foram dados como desaparecidos após partirem num barco da cidade líbia de Zuwarah.

O porta-voz da Guarda Nacional tunisina especificou que os migrantes que estavam a bordo eram "de diferentes nacionalidades africanas e asiáticas".

"De acordo com os primeiros elementos da investigação, o barco insuflável tinha saído da costa de Zuwarah, na Líbia, na noite de 22 para 23 de maio com cerca de uma centena de pessoas a bordo", acrescentou Jebabli, especificando que apenas um corpo foi recuperado.

Na terça-feira, a Marinha da Líbia anunciou que quatro migrantes que tentavam chegar ilegalmente à Europa morreram e três foram dados como desaparecidos depois de o seu barco afundar na costa de Mellitah, no oeste da Líbia.

O caos que se seguiu à queda do regime do Presidente Muammar Kadhafi, em 2011, fez da Líbia uma rota privilegiada para dezenas de milhares de migrantes da África subsaariana, países árabes e da Ásia. Os migrantes procuram chegar à Europa pelas costas italianas, a cerca de 300 quilómetros da costa líbia.

Vários milhares de migrantes encontram-se retidos na Líbia, regularmente apontada pelas organizações não-governamentais (ONG) pelos maus-tratos infligidos aos migrantes.

Desde o início do ano, 6.340 migrantes foram intercetados e levados de volta à Líbia, segundo o relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) publicado na segunda-feira. Pelo menos 129 pessoas morreram e 459 foram dadas como desaparecidas, segundo a mesma organização.

Na Tunísia, a zona de Sfax é um dos principais pontos de partida de migrantes tunisinos e estrangeiros para as costas italianas. À medida que o verão se aproxima, o ritmo das partidas clandestinas acelera e muitos migrantes afogam-se.

No início de maio, as autoridades tunisianas anunciaram que encontraram os corpos de 24 migrantes que se afogaram após o naufrágio de vários barcos na costa de Sfax.

A Itália é um dos principais pontos de entrada na Europa para migrantes do norte da África, vindos principalmente da Tunísia e da Líbia, países onde as partidas aumentaram significativamente em 2021.

No ano passado, 15.671 migrantes conseguiram chegar a Itália da costa tunisina contra 12.883 em 2020, segundo o Fórum Tunisiano de Direitos Económicos e Sociais (FTDES).

Quase 2.000 migrantes foram dados como desaparecidos ou morreram afogados no Mediterrâneo no mesmo ano, em comparação com 1.401 em 2020, segundo a OIM.

Leia Também: Open Arms resgata cerca de 100 migrantes no Mediterrâneo central

Recomendados para si

;
Campo obrigatório