Meteorologia

  • 07 JULHO 2022
Tempo
38º
MIN 21º MÁX 38º

Open Arms resgata cerca de 100 migrantes no Mediterrâneo central

A Open Arms resgatou cerca de 100 migrantes que esperaram várias horas por ajuda no Mediterrâneo central, apesar dos pedidos de socorro enviados a Malta, Itália e Tunísia, informou hoje a organização espanhola.

Open Arms resgata cerca de 100 migrantes no Mediterrâneo central

O responsável pela organização não-governamental (ONG) espanhola, Oscar Camps, explicou que o veleiro da organização, o Astral, localizou na terça-feira à noite uma embarcação em "péssimas condições" com cerca de 100 pessoas a bordo.

Depois de ter sido feita a distribuição de coletes salva-vidas aos migrantes, o barco em que estavam virou e os ocupantes caíram no mar.

"Tivemos muito trabalho para recuperar os náufragos da água em três botes salva-vidas do Astral. Não sabemos se alguma vida foi perdida. Todos sabiam que isso iria acontecer. Negaram-se a ajudar", denunciou Camps, nas redes sociais.

Fontes da Open Arms explicaram à agência de notícias espanhola Efe que desde a meia-noite estão a esperar que alguma das autoridades da região vá buscar estes migrantes ao Astral, mas ainda não receberam resposta.

Na terça-feira, o veleiro da ONG espanhola também assistiu outro barco com 110 pessoas, incluindo uma menina de dois anos, que foram posteriormente transferidos para o navio Ocean Viking -- da organização humanitária SOS Méditerranée.

O navio Open Arms 1, preparado para o resgate de migrantes, chegará em breve a esta área do Mediterrâneo.

Por outro lado, o navio Ocean Viking está no mar com quase 400 pessoas resgatadas a bordo, esperando que as autoridades europeias lhe concedam autorização para desembarcar os migrantes.

A Itália é o único país onde navios humanitários desembarcam migrantes no Mediterrâneo central. Neste ano 17.863 migrantes chegaram às costas do país, em comparação com 13.765 que fizeram no mesmo período do ano passado, segundo a dados do Ministério do Interior italiano.

Leia Também: Navio 'Ocean Viking' resgata 139 migrantes no Mediterrâneo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório