Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

São Petersburgo e Mariupol vão tornar-se "cidades irmãs", anuncia Rússia

Segundo o governador da cidade, São Petersburgo está “preparada” para ajudar a reconstruir a cidade destruída nos conflitos entre as tropas russas e ucranianas. 

São Petersburgo e Mariupol vão tornar-se "cidades irmãs", anuncia Rússia
Notícias ao Minuto

19:45 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, e a cidade portuária ucraniana de Mariupol, capturada na semana passada pelas tropas russas, vão tornar-se “cidades irmãs”, anunciou esta terça-feira Alexander Beglov, governador da cidade russa.

Segundo Beglov, São Petersburgo está “preparada” para ajudar a reconstruir a cidade destruída nos conflitos entre as tropas russas e ucranianas. 

“Mariupol está hoje a atravessar uma fase difícil e estamos preparados para a ajudar no seu renascimento”, indicou o governador num comunicado, citado pelo jornal The Independent, acrescentando que as cidades estão “ligadas por uma história e futuro comuns”. 

De lembrar que a cidade do leste da Ucrânia ficou sob controlo da Rússia na semana passada, após a rendição dos soldados ucranianos que se haviam escondido na siderúrgica da Azovstal, o último reduto da resistência.

Sublinhe-se que as autoridades em trabalhos de limpeza em Mariupol, encontraram 200 corpos nos escombros de um edifício. Segundo um conselheiro do autarca ucraniano de Mariupol, Petro Andriuschenko (cujas funções continuam incertas depois da rendição da cidade), os corpos apresentavam um elevado grau de decomposição.

Assinala-se, esta terça-feira, o 90.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser bastante mais elevado, pelo menos 3.942 civis morreram e 4.591 ficaram feridos, até às 24h locais de 23 de maio.

Leia Também: Bloqueio de Mariupol deixou "milhares de ucranianos" em cativeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório