Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Monkeypox chega à República Checa. Primeiro caso foi detetado

O primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox em território checo está associado a uma mulher que tinha estado presente num festival de música em Antuérpia, na Bélgica.

Monkeypox chega à República Checa. Primeiro caso foi detetado
Notícias ao Minuto

15:23 - 24/05/22 por Ema Gil Pires

Mundo Monkeypox

A República Checa registou, esta terça-feira, o primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox, está a noticiar a Reuters. Em causa está uma mulher que regressava de um festival realizado na Bélgica, segundo a informação avançada pelas autoridades.

A paciente encontra-se, neste momento, a receber tratamento no Hospital Militar Central de Praga, adiantou o chefe da Sociedade Checa de Medicina Infeciosa (SIL), Pavel Dlouhy, que confirmou assim o caso de infeção.

Já o Instituto Nacional de Saúde Pública (SZU) disse, também, que uma das amostras referentes a três casos suspeitos de infeção por este vírus terá dado positivo - embora os resultados finais dos testes apenas venham a ser confirmados na próxima semana. As duas outras amostras, associadas aos outros dois casos suspeitos de infeção, estão ainda a ser estudadas, de acordo com a mesma fonte.

O primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox em território checo está associado a uma mulher que tinha estado presente num festival de música em Antuérpia, na Bélgica, no início de maio. Terá começado a apresentar sintomas após o regresso à República Checa.

Segundo os mais recentes dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram confirmados 131 casos de infeção pelo vírus Monkeypox num total de 19 países. Existem ainda mais 106 casos suspeitos.

A doença manifesta-se através de lesões que podem parecer idênticas às da varicela. Os sintomas incluem lesões ulcerativas, erupção cutânea e gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

O vírus pode afetar tanto homens como mulheres, independentemente da orientação sexual.

Leia Também: Reino Unido começa a vacinar contactos de contagiados com Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório