Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Reino Unido começa a vacinar contactos de contagiados com Monkeypox

Portugal conta já com 37 casos deste vírus. 

Reino Unido começa a vacinar contactos de contagiados com Monkeypox
Notícias ao Minuto

11:48 - 24/05/22 por Marta Amorim

Mundo Monkeypox

O Reino Unido começou a vacinar os contactos próximos de casos confirmados de varíola do macaco. O país - um dos mais infectados da Europa - está a oferecer vacinação a pessoas vulneráveis que tenham estado em contacto com um caso positivo, de acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA).

As equipas de proteção sanitária do UKHSA começaram a contactar pessoas consideradas de alto risco de casos confirmados e a oferecer-lhes a vacina Imvanex - usada para tratar a varíola tradicional - para reduzir o risco de desenvolverem sintomas graves.

"A vacinação dos contactos de alto risco dos casos está a ser levada a cabo. A partir das 10 da manhã do dia 23 de maio de 2022, mais de 1000 doses de Imvanex foram emitidas, ou estão em vias de ser entregues, aos NHS Trusts. Mais de 3500 doses de Imvanex permanecem no Reino Unido", nota um relatório.

Embora não haja vacina para o vírus da Monkeypox, que geralmente se cura a si própria, uma vacina contra a varíola pode ser utilizada para proteger os casos de contacto.

Além disso, a UKHSA aconselhou aos contactos próximos de alto risco de casos confirmados que se isolem durante 21 dias.

Já foram confirmados 131 casos do vírus Monkeypox em 19 países, de acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) esta terça-feira. Há ainda registo de 106 casos suspeitos.

A OMS considera que o surto – apesar de incomum – pode ser “contido" e revela que está a convocar novas reuniões para apoiar os países que estão a lidar com a doença. 

Note-se que ontem, a OMS disse não existirem evidências de que o vírus sofreu mutações e que o sequenciamento do genoma dos casos identificados ajuda a entender o atual surto, que é controlável.

Portugal conta já com 37 casos deste vírus. 

Leia Também: Monkeypox: Como se transmite de animais para pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório