Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mais 36 casos do vírus Monkeypox detetados em Inglaterra. São já 56

Autoridade de saúde frisa que “apesar de o surto atual ser significativo e preocupante, o risco para a população do Reino Unido permanece baixo”.

Mais 36 casos do vírus Monkeypox detetados em Inglaterra. São já 56
Notícias ao Minuto

23:14 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

A agência de Segurança para a Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) detetou 36 novos casos de infeção pelo vírus Monkeypox em Inglaterra, elevando para 56 o número total de infeções confirmadas desde dia 7 de maio.

Em comunicado, esta segunda-feira divulgado, a autoridade de saúde frisa que “apesar de o surto atual ser significativo e preocupante, o risco para a população do Reino Unido permanece baixo”. Hoje foi confirmado o primeiro caso na Escócia, mas ainda não há registo do vírus na Irlanda do Norte e no País de Gales

Citada na nota, Susan Hopkins, médica e conselheira chefe da UKHSA, alertou que “uma proporção notável de casos recentes no Reino Unido e na Europa foram encontrados em homens homossexuais e bissexuais”, pelo que os homens devem estar particularmente atentos aos sintomas, que incluem, maioritariamente, erupções e/ou lesões cutâneas invulgares. 

As pessoas “consideradas de alto risco” são aconselhadas a ficar isoladas em casa durante um período de 21 dias. A UKHSA já adquiriu uma “vacina segura contra a varíola” - a Imvanex - para “reduzir o risco de infeção sintomática e de doença grave” e a “vacinação de contactos de alto risco de casos está em curso”.

Em Portugal, foram confirmados mais 14 de infeção humana pelo vírus, elevando o total para 37, revelou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Há agora casos da doença nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

Leia Também: Portugal é o 1.º país do mundo a sequenciar genoma do vírus Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório