Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Desmantelado gangue que seduzia e roubava poupanças de idosos em Itália

A rede terá arrecadado mais de um milhão de euros.

Desmantelado gangue que seduzia e roubava poupanças de idosos em Itália
Notícias ao Minuto

15:35 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

As autoridades de Itália, Alemanha, Roménia e dos Países Baixos, em colaboração com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), desmantelaram um gangue acusado de utilizar jovens mulheres para seduzir e enganar homens idosos, roubando-lhes as poupanças, em Itália. Ao todo, 13 suspeitos foram detidos, numa operação que envolveu ainda 23 buscas domiciliárias e a apreensão de diverso equipamento eletrónico e de documentos.

A rede seria composta, na sua maioria, por elementos de uma família de origem romena. As jovens mulheres, contratadas como empregadas domésticas, enganavam e roubavam homens entre os 70 e os 90 anos, normalmente isolados da família, e que habitavam na região italiana de Calábria, indica a Associated Press (AP)

Uma das vítimas terá perdido cerca de 20 mil euros. Outra, por sua vez, sofreu dois ataques cardíacos, depois de uma das mulheres lhe ter dado comprimidos com efeito calmante, para que os elementos do gangue lhe conseguissem assaltar a casa.

As mulheres procuravam manter uma relação íntima com os idosos, pedindo-lhes, depois, dinheiro, sob o pretexto de estarem a sofrer de um problema de saúde ou de necessitarem de ajudar um familiar doente. Algumas das vítimas terão sido chantageadas, adianta a AP.

O gangue terá arrecadado mais de um milhão de euros, que branqueava através de investimentos em carros, ouro e imobiliário.

Leia Também: Um pedaço do Pártenon grego vai ser devolvido 'para sempre' por Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório