Um tornado em Paderborn, no oeste da Alemanha, causou pelo menos 30 feridos, esta sexta-feira, informou a Polícia, citada pela AFP. Há pelo menos 10 pessoas em estado grave.
"Está um caos aqui", disse uma porta-voz da polícia daquela cidade, na Renânia do Norte-Vestfália.
O fenómeno durou apenas alguns minutos, mas foi o suficiente para deixar um rasto de destruição em toda a cidade.
A cidade de Lippstadt, situada a cerca de 30 quilómetros de distância de Paderborn, também terá sido afetada por um tornado, mas sem causar feridos, segundo um porta-voz dos bombeiros.
No distrito de Hellinghausen, em Lippstadt, o topo de uma igreja caiu por causa do mau tempo. Em frente ao edifício da Câmara, o tornado derrubou uma árvore.
A circulação ferroviária foi severamente interrompida e a polícia apelou aos moradores para ficarem em casa.
O Serviço Meteorológico Alemão emitiu hoje um alerta para fortes tempestades, especialmente no centro e no oeste do país, com rajadas de vento que podem atingir os 130 km/h.
Segundo os meteorologistas, a tempestade deve começar a oeste e depois estender-se ao centro da Alemanha. Há um "risco muito grande de tempestades" com queda de granizo, fortes rajadas de vento e chuvas extremamente fortes.
São expectáveis acidentes com árvores e telhas, formação de lençóis de água nas ruas e, consequentemente, possíveis danos em carros e edifícios.
Neue spektakuläre Bilder und Videos vom #Tornado (Schäden gehen bis F3) aus #paderborn!!
— Robert Boni 🇺🇦#climateActionNow 🇺🇦 (@RobertBoni6) May 20, 2022
Absolute Seltenheit#Unwetter pic.twitter.com/CByPOI6n6J
#Unwetter pic.twitter.com/nPKCpelJaO
— Felix Sommer (@niklasgame_) May 20, 2022
Leia Também: Tornado destrói cerca de mil casas nos EUA. Veja as imagens