Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

"Neutralidade" da Suécia? "Passaram à história", diz Kremlin

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros abordou ainda a intervenção dos Estados Unidos no processo de candidatura do país vizinho à NATO.

"Neutralidade" da Suécia? "Passaram à história", diz Kremlin
Notícias ao Minuto

07:58 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia abordou, esta sexta-feira, o anúncio da candidatura da Suécia à NATO, e consequentemente o envolvimento dos Estados Unidos.

"A Suécia ainda não se juntou à Aliança, mas os americanos já estão dar ordens às autoridades suecas sobre o que dizer à sociedade civil. Isto é só uma demonstração do que os aguarda", escreveu Maria Zakharova numa mensagem partilhada no Telegram, referindo-se à visita à Europa de uma delegação do partido republicano, que aconteceu esta semana.

"Mais de 200 anos de neutralidade, que garantiu segurança e prosperidade ao reino, passaram à história", garantiu a responsável.

Zakharova questionou-se ainda por que razão não tinha sido realizado um referendo nacional sobre a adesão à aliança defensiva, reiterando as suas críticas sobre a posição dos Estados Unidos nesta candidatura. "Os americanos decidiram pelos suecos", escreveu.

A guerra na Ucrânia, que hoje entrou no 85.º dia, e causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas - cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Leia Também: Ex-Presidente russo Dmitry Medvedev critica sanções "loucas" do Ocidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório