Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

AO MINUTO: Rússia diz controlar Azovstal; Sobe alarme da crise alimentar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Rússia diz controlar Azovstal; Sobe alarme da crise alimentar
Notícias ao Minuto

07:47 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

Esta sexta-feira marca o 85.º dia do conflito na Ucrânia, tendo os Estados Unidos da América (EUA) anunciado o envio de 100 milhões de dólares (94 milhões de euros) em equipamentos militares para aquele país.

Na mesma linha, o presidente bielorrusso e principal aliado de Moscovo na invasão, Alexander Lukashenko, adquiriu sistemas de defesa aérea S-400 e mísseis Iskander para a Rússia, equipamento "capaz de infligir danos colossais".

Recorde-se ainda que o primeiro-ministro português, António Costa, irá esta sexta-feira à Polónia, devendo visitar Kyiv até sábado.

FIM DE COBERTURA

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã deste sábado. Bom fim de semana!

Britânico acolheu refugiada ucraniana em casa e acabaram por apaixonar-se

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Um britânico de 29 anos contou ao The Sun como a sua vida mudou depois de ter acolhido uma refugiada ucraniana em casa.

Tony Garnett e a mulher decidiram acolher em casa Sofiia Karkadym, uma ucraniana de Lviv que fugiu do seu país quando teve início a invasão russa.

Dez dias depois de chegar ao Reino Unido, Tony e Sofiia, de 22 anos, acabaram por se apaixonar.

Conheça aqui esta história completa:

Britânico acolheu refugiada ucraniana em casa e acabaram por apaixonar-se

Romance ditou, contudo, o fim do casamento de Tony com a sua mulher de há 10 anos.

Notícias ao Minuto | 23:59 - 20/05/2022

Milhares de pessoas exigem remoção de monumento soviético em Riga

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Riga, na Letónia, para exigir a remoção de um monumento de referência à vitória dos soviéticos na Segunda Guerra Mundial e de outros símbolos do legado da União Soviética.

De acordo com a polícia local, participaram 5.000 pessoas na "Marcha pela Libertação do Legado Soviético", algumas delas empunhando bandeiras da Letónia e da Ucrânia.

Notícias ao Minuto [Marcha pela Libertação do Legado Soviético, em Riga]© GINTS IVUSKANS/AFP via Getty Images  

Países bálticos deixam de importar eletricidade russa a partir de domingo

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os países bálticos, Lituânia, Estónia e Letónia, vão deixar de importar eletricidade da Rússia a partir de domingo, revelou esta sexta-feira o Ministério da Energia e o operador de rede elétrica lituano.

América Latina "a sofrer" consequências da invasão da Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mariano Jabonero, admitiu hoje que a invasão da Ucrânia pela Rússia está a ter um impacto económico negativo na América Latina, com consequências nas políticas sociais.

Kasparov, ex-campeão de xadrez, está na lista de 'agentes estrangeiros'

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O ministério da justiça russo adicionou, esta sexta-feira, o ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, e o antigo magnata de petróleo, Mikhail Khodorkovsky, à lista "agentes estrangeiros" sancionados, segundo a agência Reuters.

De acordo com o site do ministério, Kasparov e Khodorkovsky são críticos proeminentes do governo russo.

Zelensky pede o "julgamento de todos os criminosos de guerra russos"

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Na sua intervenção noturna desta sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou aos aliados para responsabilizar financeiramente a Rússia pela sua agressão e pediu “o julgamento de todos os criminosos de guerra russos”.

Dirigindo-se ao povo ucraniano disse: "Em primeiro lugar, a libertação. Devemos lutar até limpar a nossa terra dos ocupantes e garantir a segurança da Ucrânia".

"Em segundo lugar, é o julgamento de todos os criminosos de guerra russos. Nos tribunais ucranianos, no tribunal internacional e apenas no campo de batalha enquanto a guerra continua", acrescentou.

Por fim salientou que "em terceiro lugar, estamos a trabalhar para garantir que a Rússia nos compense de uma forma ou de outra por tudo o que destruiu na Ucrânia. Cada casa queimada. Cada escola arruinada, hospital arruinado. Cada casa de cultura e infraestrutura que explodiu. Cada empreendimento destruído. Cada negócio fechado, cada nota perdida pelas pessoas, empresas, comunidades e o Estado".

Kamala Harris falou com Emmanuel Macron sobre como apoiar a Ucrânia

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Segundo o Twitter da vice-presidente dos EUA; "Falei hoje com o presidente Emmanuel Macron da França. Discutimos a invasão da Ucrânia pela Rússia, a segurança alimentar global e o combate à epidemia de ódio que vemos em todo o mundo".

Diz ainda que espera "continuar a trabalhar em estreita colaboração com a França".

Rússia anuncia controlo total de Azovstal

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje que Exército russo "libertou na totalidade" o complexo siderúrgico Azovstal, em Mariupol, sudeste da Ucrânia, após os últimos combatentes ucranianos presos naquele espaço se terem rendido.

Acrescentam ainda que o grupo de militares "rendeu-se"  salientando que 531 o fizeram esta sexta-feira.

Ao todo, 2.439 combatentes ucranianos presentes no complexo renderam-se ás forças russas.

Exército russo anuncia "libertação total" da siderúrgica Azovstal

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje que Exército russo "libertou na totalidade" o complexo siderúrgico Azovstal, em Mariupol, sudeste da Ucrânia, após os últimos combatentes ucranianos presos naquele espaço se terem rendido.

Lusa | 20:42 - 20/05/2022

Ativista pela Ucrânia foi expulsa da passadeira vermelha em Cannes

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Segundo o jornal The Guardian, na passadeira vermelha do festival esta mulher, não identificada, rasgou o vestido e revelou as cores da bandeira ucraniana e as palavras “STOP RAPING US”.

As autoridades de segurança rapidamente enrolaram um casaco em volta da mulher afastaram-na da passadeira de Cannes.

Veja aqui a fotografia da ativista partilhada na rede social Twitter:

Estamos no "nível 10" de crise alimentar diz representante dos EUA na ONU

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Numa entrevista ao programa 'Newshour', da BBC, esta sexta-feira, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que está no "nível 10" de alarme sobre o bloqueio da Rússia aos portos da Ucrânia e o seu impacto no abastecimento global de alimentos.

“A guerra na Ucrânia e a agressão da Rússia na Ucrânia, o seu bloqueio dos portos, impedindo o trigo ucraniano de chegar ao mercado, exacerbou esta situação e tornou ainda mais terrível o impacto que está a ser sentido em todo o mundo”, salientou também.

EUA vão manter 100 mil militares na Europa

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os Estados Unidos deverão manter 100 mil militares destacados na Europa no futuro próximo, exceto se a Rússia ameaçar a Finlândia, a Suécia ou os países membro da NATO, segundo com a CNN Internacional, que cita vários funcionários oficiais norte-americanos.

"Faremos tudo para não desiludir o nosso povo", diz negociador ucraniano

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Numa mensagem na rede social Twitter, o negociador ucraniano, Mykhailo Podolyak escreveu: "Todos os dias recebo dezenas de mensagens de pessoas que perderam os seus entes queridos, na sua casa".

"Daqueles cujos parentes foram capturados ou deportados para a Rússia. A Ucrânia vai derrotar a escuridão, mas paga um preço terrível. Faremos tudo para não desiludir o nosso povo", acrescentou.

 

Bombardeamento em Kharkiv foi a centro cultural e uma criança está ferida

Beatriz Cavaca | há 1 mês

"Região de Kharkiv. A cidade de Lozova. Ataque de mísseis russos sobre um edifício cultural fortemente reconstruído. Sete baixas, incluindo uma criança de 11 anos. Os ocupantes definiram a cultura, a educação e a humanidade como seus inimigos", escreveu Zelensky na legenda do vídeo, ao partilha-lo na plataforma Telegram,. Considerou ainda o ataque em causa uma "maldade absoluta".

Recorda-se que já tínhamos noticiado anteriormente sobre esta ataque. Na altura informámos que sete pessoas ficaram feridas após um ataque com mísseis russos na cidade de Lozova, na região de Kharkiv. Sabemos agora que um destes feridos é uma criança de 11 anos.

Menos 30% de seropositivos em tratamento na Ucrânia devido à guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O número de seropositivos em tratamento com antirretrovirais na Ucrânia, o segundo país europeu com a maior prevalência do vírus VIH, baixou 30% com a guerra, alertou hoje o Programa Conjunto das Nações Unidas para a VIH/SIDA (ONUSIDA).

Militar cercado em Azovstal partilha fotografias do interior dos abrigos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Um militar ucraniano do regimento Azov colocou à disposição do público uma seleção de fotografias tiradas no interior da fábrica de aço Azovstal, último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol.

"Bom, é tudo. Obrigado a partir dos abrigos de Azovstal - o lugar da minha morte e da minha vida", escreveu Dmytro Kozatskyi, 'Orest', que prometeu partilhar, enquanto estiver "em cativeiro", fotografias de melhor qualidade, que incentivou a serem enviadas para prémios jornalísticos e concursos de fotografia.

 

Alemanha vai enviar 15 armas antiaéreas para a Ucrânia em julho

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Segundo um porta-voz do ministério da defesa alemão, citado pelo jornal The Kyiv Independent, a Ucrânia receberá 15 armas antiaéreas autopropulsadas Gepard, bem como 60 mil cartuchos de munição, em julho.

França anuncia o seu primeiro voo de evacuação médica para ucranianos

Beatriz Cavaca | há 1 mês

França anunciou esta sexta-feira que realizou o seu primeiro voo de evacuação médica através da Polónia, segundo a CNN Internacional. Os passageiros deste voo foram ucranianos feridos e pacientes com cancro infantil. 

Em comunicado, o ministério dos negócios estrangeiros francês, citado pelo canal americano, revela que este voo evacuou sete ucranianos feridos na guerra e três crianças ucranianas com cancro juntamente com os seus cuidadores. 

Os pacientes serão tratados às custas do governo francês em vários hospitais do país, segundo a mesma fonte.  

A França continua comprometida em apoiar a Ucrânia e as populações afetadas pelas consequências da agressão russa”, diz o ministério.  

Putin queixa-se de "agressão direta" através de ciberataques do Ocidente

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Rússia enfrentou uma "agressão direta" através de ciberataques do Ocidente durante a invasão da Ucrânia, mas defendeu-se com sucesso, afirmou hoje o Presidente russo, Vladimir Putin.
  

Partido do Kremlin propõe abolir limite de idade para servir no exército

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O partido do Kremlin, o Rússia Unida, propôs hoje que seja abolido o limite de idade para servir no Exército, num momento em que acontece a campanha militar russa na Ucrânia.

De acordo com os autores do projeto, que o remeteram para a Duma, o objetivo é que uma pessoa em idade ativa possa assinar um contrato profissional com as Forças Armadas. Atualmente, os limites para a assinatura do primeiro contrato com o Exército russo são de idade mínima de 18 anos e máxima de 40 anos, e no caso dos estrangeiros é dos 18 aos 30 anos.

 

O Canadá anunciou mais sanções a oligarcas russos e comércio de luxo

Beatriz Cavaca | há 1 mês

As medidas mais recentes por parte do governo canadiano no que diz respeito à Rússia sancionam diretamente 14 indivíduos, incluindo oligarcas russos bem como os seus familiares e associados próximos do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O governo proibiu também a importação de produtos russos, nomeadamente: bebidas alcoólicas, frutos do mar e diamantes não industriais.

No que diz respeito a exportação, as sanções visam bens de luxo, como calçados, roupas de luxo e joias.

Pelo menos sete feridos após bombardeamento russo em Kharkiv

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Segundo o canal britânico SkyNews, sete pessoas ficaram feridas após um ataque com mísseis russos na cidade de Lozova, na região de Kharkiv.

As imagens, partilhadas na rede social Twitter, mostram espessas nuvens de fumo quando um míssil atinge um prédio nesta cidade.

Num centro de refugiados polaco, Costa saúda "eficiência e solidariedade"

Beatriz Cavaca | há 1 mês

O primeiro-ministro português, António Costa, visitou esta manhã, na Polónia, o Estádio Nacional, onde está instalado um dos maiores Centros de Registo para refugiados ucranianos.

Acompanhado pela presidente da Segurança Social polaca, partilhou nas redes sociais que aquele centro "já recebeu e encaminhou cerca de 3,6 milhões de refugiados ucranianos".

Itália propõe à ONU um plano para o fim do conflito militar

Beatriz Cavaca | há 1 mês

A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um "grupo de facilitação internacional" para tentar conseguir um cessar-fogo "passo a passo" na Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
  

Rússia ataca escola onde estavam mais de 200 pessoas em Severodonetsk

Beatriz Cavaca | há 1 mês

As tropas russas terão disparado, na manhã desta sexta-feira, contra uma escola onde mais de 200 pessoas - incluindo crianças - estavam abrigadas na cidade de Severodonetsk, revela o canal ucraniano Hromadske. Três adultos morreram na sequência deste ataque. 

Ministros do Conselho da Europa pedem cimeira por causa da guerra

Beatriz Cavaca | há 1 mês

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa manifestaram hoje a necessidade de realizar uma reunião de chefes de Estado e Governo para abordar a guerra na Ucrânia, o quarto encontro em 70 anos.

Espanha apoia ideia de Macron para criação de nova comunidade política

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol disse ainda que o país vai apoiar a adesão da Ucrânia à NATO, caso o relatório da Comissão Europeia, esperando para junho, seja favorável.

Bombardeamento russo em escola de Severodonetsk provoca 3 mortos

Daniela Filipe | há 1 mês

Um bombardeamento russo terá provocado a morte de três adultos numa escola de Severodonetsk, na região de Lugansk, disse o governador Serhiy Haidai. O responsável adiantou ainda que 200 pessoas, incluindo crianças, estariam refugiadas no local no momento do ataque, esta manhã de sexta-feira, estando a ser transportadas pelas autoridades para outro abrigo.

Putin está "constantemente acompanhado" por equipa médica, diz ex-espião

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está "cada vez mais doente" e é "constantemente acompanhado por uma equipa de médicos", revelou o ex-espião britânico Christopher Steele à rádio LBC. O ex-espião britânico Christopher Steele revelou que as reuniões do Conselho de Segurança decorrem em sessões, para que Putin possa receber "tratamento médico" nos intervalos.
  

Catarina Martins favorável a esforços diplomáticos da AR de apoio a Kyiv

Daniela Filipe | há 1 mês

A coordenadora do BE sustentou hoje que o partido é favorável a quaisquer manobras diplomáticas que demonstrem apoio à Ucrânia, mas não revelou se o partido equaciona integrar a comitiva de deputados portugueses que poderá deslocar-se a Kyiv.

NATO: Erdogan volta a ameaçar vetar entrada da Suécia e Finlândia

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou hoje a ameaçar vetar a entrada da Suécia e Finlândia da NATO caso os membros da Aliança prossigam o apoio às milícias curdas sírias, que considera "terroristas", e a outras organizações.

Berlim rejeita dívida comum da UE para financiar reconstrução da Ucrânia

Daniela Filipe | há 1 mês

Berlim rejeita uma nova dívida comum europeia segundo o modelo do plano de recuperação pós-covid-19 para financiar a reconstrução da Ucrânia, disse hoje o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.

Finlândia celebra processo de adesão à NATO... com (nova) cerveja

Daniela Filipe | há 1 mês

A Finlândia pediu, esta semana, para aderir à NATO e a eventual entrada na Aliança Atlântica levou Petteri Vanttinen, de 42 anos, a criar uma forma (no mínimo, interessante) para celebrar: criou uma cerveja

Governo ucraniano diz que "escândalo" de Setúbal é "uma tática russa"

Daniela Filipe | há 1 mês

O vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano diz que o caso de acolhimento de refugiados por um casal pró-Kremlin em Setúbal é “um passo na direção da guerra híbrida” e suscita “preocupação”.

Autoridades britânicas recebem crianças ucranianas com ursos de peluche

Daniela Filipe | há 1 mês

As autoridades de Kent, no Reino Unido, receberam crianças ucranianas com ursos de peluche costurados à mão.

“Os ursos de peluche que distribuímos foram tricotados para nós por voluntários e, geralmente, são dados a crianças que visitam as esquadras da polícia enquanto vítimas de crimes ou por terem testemunhado um incidente perturbador. Esperamos que [os peluches] tenham dado algum conforto às crianças ucranianas que conhecemos, e que possam começar a reconstruir as suas vidas longe dos horrores da guerra", disse Lizzie Jones, comandante distrital de Tonbridge.

Polícia recebe meninos ucranianos com ursinhos de tricot no Reino Unido

Bonecos foram feitos à mão por voluntários.

Notícias ao Minuto | 15:23 - 20/05/2022

EUA revelam que um 2.º avião de Abramovich está a violar regras

Daniela Filipe | há 1 mês

O Departamento de Segurança e Indústria dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou que haverá um segundo avião de Roman Abramovich - um 787 Dreamliner - a violar as regras de exportação, diz a Reuters. Serão ainda negados os privilégios de exportação à companhia aérea Rossiya Airlines, que se torna, assim, na quinta empresa do género a ser sancionada.

Putin diz que ciberataques na Rússia aumentaram desde o início da invasão

Daniela Filipe | há 1 mês

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou que os ciberataques naquele país aumentaram desde o início da invasão da Ucrânia, atribuindo-os a "estruturas estatais" estrangeiras, diz a Reuters. O líder assegurou ainda que Moscovo deverá aumentar a sua defesa nessa área.

"O meu sonho é voltar". Criança "que perdeu tudo" recebe nova guitarra

Daniela Filipe | há 1 mês

Vitya, de 11 anos, "perdeu tudo" quando fugiu da sua terra natal, incluindo a sua guitarra preferida. Graças a voluntários do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o menino, de Volnovakha, na região de Donetsk, recebeu um instrumento novo. Ainda assim, o seu "maior sonho é voltar a casa".

Costa visitou "grande loja do cidadão" que acolhe refugiados em Varsóvia

Daniela Filipe | há 1 mês

O primeiro-ministro visitou hoje o Estádio Nacional de Varsóvia onde está instalado o maior centro de acolhimento a refugiados, uma espécie de "loja do cidadão" que já recebeu cerca de 3,6 milhões de ucranianos.

"Lugar da morte e da vida". Militar do Batalhão Azov fotografa Azovstal

Daniela Filipe | há 1 mês

"Obrigado a partir dos abrigos de Azovstal - o lugar da minha morte e da minha vida". É com esta legenda que Dmytro Kozatskiy, um militar e porta-voz do Batalhão Azov que se encontra na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, na Ucrânia, relata o dia a dia ali vivido.

"Lugar da morte e da vida". Militar do Batalhão Azov fotografa Azovstal

Na companhia dos seus companheiros que ainda não se renderam aos russos, Kozatskiy fotografa o quotidiano na fábrica.

Notícias ao Minuto | 13:29 - 20/05/2022

Moscovo anuncia planos para reconstruir regiões ucranianas que controla

Daniela Filipe | há 1 mês

A Rússia anunciou hoje que tem um plano de reconstrução para os territórios da Ucrânia afetados por ações militares e que estão atualmente sob o controlo das tropas russas.

G7 mobilizam 19.800 milhões de dólares para apoiar finanças de Kyiv

Daniela Filipe | há 1 mês

Os países do G7 comprometeram-se hoje a mobilizar 19.800 milhões de dólares (18.700 milhões de euros) para apoiar as finanças da Ucrânia, de acordo com uma declaração conjunta depois de uma reunião dos ministros das Finanças na Alemanha.

Turquia e Finlândia falam sobre adesão à NATO

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Turquia disse, esta sexta-feira, que iria falar com responsáveis da Finlândia amanhã. Em declarações aos jornalistas, citadas pela Reuters, Recep Erdogan explicou que ia também falar com governantes do Reino Unido - sem explicar com quem. O governante turco reiterou que se mantém contra a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, e explicou que as reuniões marcadas para amanhã decorrem na sequência de uma conversa com o primeiro-ministro dos Países Baixos.

Apoio de 50 milhões à Polónia? "É uma pequena gota no oceano"

Teresa Banha | há 1 mês

O primeiro-ministro destacou, esta sexta-feira, que o apoio que Portugal vai dar à Polónia para ajuda humanitária “é uma pequena gota no oceano” daquilo que o país precisa, face ao acolhimento de refugiados ucranianos. António Costa explicou ainda, durante a sua visita a um campo de refugiados no país, que o apoio será efetuado através de “bens” que “têm de ser adquiridos em Portugal, de acordo com as regras europeias”

 

Apoio de 50 milhões à Polónia? "É uma pequena gota no oceano"

O primeiro-ministro destacou que o apoio será efetuado através de “bens” que “têm de ser adquiridos em Portugal, de acordo com as regras europeias”.

Márcia Guímaro Rodrigues | 12:42 - 20/05/2022

Gerhard Schröder deixa petrolífera russa

Teresa Banha | há 1 mês

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder deixou o seu cargo como presidente do conselho de supervisão da Rosneft. A informação foi avançada pela agência France-Press, esta sexta-feira. A saída decorre depois de a Alemanha ter retirado os privilégios de ex-governante a Schröder.

Ex-chanceler da Alemanha demite-se de petrolífera russa

O anúncio acontece depois de, na quarta-feira, a Alemanha ter retirado os privilégios de ex-governante a Gerhard Schroder.

Notícias ao Minuto | 13:00 - 20/05/2022

FEST terá secção dedicada a filmes premiados em festival ucraniano

Daniela Filipe | há 1 mês

A 18.º edição do FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema vai decorrer em Espinho de 20 a 27 de junho e vai contar com uma secção especial dedicada a filmes premiados no certame congénere de Odessa, na Ucrânia.

Rússia anuncia 12 bases militares na fronteira ocidental

Daniela Filipe | há 1 mês

A Rússia vai criar 12 bases militares na sua fronteira ocidental até ao final do ano para responder ao reforço da NATO com a potencial integração da Finlândia e da Suécia, anunciou hoje o ministro da Defesa, Serguei Shoigu.

UE aprova 2.ª prestação de 600 milhões de assistência macrofinanceira

Daniela Filipe | há 1 mês

A União Europeia (UE) desembolsou hoje uma segunda prestação de 600 milhões de euros de assistência macrofinanceira à Ucrânia, na sequência da invasão russa, anunciou a Comissão Europeia.

Zurich sai do mercado russo com venda da seguradora a empresa local

Daniela Filipe | há 1 mês

A Zurich anunciou hoje a venda do seu negócio na Rússia a uma empresa local que operará de forma independente e sob uma marca diferente, o que significa a saída da seguradora suíça deste mercado.

"Não quis matar". Soldado acusado de crimes de guerra diz-se arrependido

Daniela Filipe | há 1 mês

Na audiência judicial desta sexta-feira, Vadim Shishimarin, o soldado russo de 21 anos acusado de crimes de guerra na Ucrânia, disse que não queria "matar" um civil desarmado, dizendo estar "muito arrependido". Recorde-se que o comandante declarou-se culpado pelo homicídio de Oleksandr Shelipov, de 62 anos, na região de Chupakhivka, em Sumy, a 28 de fevereiro.

"Estou muito arrependido. Estava nervoso, na altura; não queria matar... foi assim que aconteceu", referiu.

Soldado russo declara-se culpado pelo homicídio de um civil ucraniano

O julgamento, adiado no dia 13 de maio, foi retomado esta quarta-feira.

Notícias ao Minuto | 13:44 - 18/05/2022

Volodymyr Zelensky é o mais influente do ano para os leitores da TIME

Daniela Filipe | há 1 mês

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, é a personalidade mais influente do ano na opinião dos leitores da revista TIME, arrecadando 3,3 milhões de votos, o equivalente a 5% da votação. Os resultados foram ontem conhecidos. 

Mais de 18.400 crimes identificados desde a invasão russa

Daniela Filipe | há 1 mês

As autoridades já registaram na Ucrânia a ocorrência de 18.477 crimes decorrentes da invasão russa no país, avançou hoje a Procuradoria-Geral da República ucraniana.

Rússia corta fornecimento de gás à Finlândia a partir de sábado

Daniela Filipe | há 1 mês

A Rússia cortará o fornecimento de gás à Finlândia a partir de sábado, anunciou a empresa Gasum, esta sexta-feira. 

"Na tarde de sexta-feira, 20 de maio, a Gazprom Export informou que o fornecimento de gás natural para a Finlândia, ao abrigo do contrato de fornecimento da Gasum, será cortado no sábado, dia 21 de maio, às 04h00 (GMT)", adianta a empresa, em comunicado.

Ainda assim, a entidade garantiu que continuará a fornecer gás através de outras fontes, nomeadamente do gasoduto Balticconnector, que liga as redes de gás natural da Estónia e da Finlândia.

Militares cercados de Azovstal recebem ordem para deixar de combater

Daniela Filipe | há 1 mês

Soldados ucranianos "muito feridos" terão sido retirados da siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, segundo informações reveladas pelo Batalhão Azov e citadas pela Sky News, esta sexta-feira. Terão ainda adiantando que o exército deu ordem para que parassem a defesa da cidade portuária e salvassem as vidas dos soldados. Além disso, está em curso a remoção dos corpos de soldados mortos.

Militares cercados de Azovstal recebem ordem para deixar de combater

Os últimos soldados ucranianos entrincheirados na fábrica siderúrgica Azovstal, em Mariupol, sudeste da Ucrânia, receberam ordens de Kiev para "deixar de defender a cidade", anunciou hoje um dos comandantes do regimento Azov.

Lusa | 13:35 - 20/05/2022

G7 vai aprovar 17 mil milhões para ajudar a Ucrânia

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro das Finanças da Alemanha disse, esta sexta-feira, que o G7 se prepara para aprovar um pacote de ajuda para a Ucrânia no valor de 18 mil milhões de dólares, cerca de 17 mil milhões de euros.

Rússia toma "contramedidas" face à adesão da Finlândia e Suécia à NATO

Daniela Filipe | há 1 mês

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, revelou, esta sexta-feira, que os pedidos de adesão à NATO por parte da Finlândia e da Suécia têm provocado um aumento de ameaças militares na fronteira, pelo que Moscovo está a tomar "contramedidas adequadas", relata a Reuters, que cita a agência russa Interfax. Por sua vez, a agência RIA avançou que uma das respostas da Rússia à adesão daqueles países à Aliança Atlântica passará pela criação de 12 novas unidades militares, posicionadas no ocidente.

Marcelo considera que Rússia "não quis ser muito drástica" com Portugal

Daniela Filipe | há 1 mês

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje, num comentário à expulsão de cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo, que, apesar de tudo, a Rússia não quis "ser muito drástica" com Portugal.

Bielorrússia: Justiça abre inquérito a responsáveis de media da oposição

Daniela Filipe | há 1 mês

O Comité de Investigação da Bielorrússia abriu uma investigação contra dois responsáveis do Nexta, órgão de comunicação com ligações à oposição bielorrussa e classificado por Minsk como "organização terrorista", avançou hoje a agência de notícias local Belta.

Reino Unido junta-se aos EUA e diz que Rússia utiliza "comida como arma"

Daniela Filipe | há 1 mês

Os responsáveis do ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusaram, esta sexta-feira, a Rússia de transformar "a comida numa arma "que estão a usar na "sua guerra ilegal".

Rússia diz que cerca de 2 mil soldados ucranianos em Avozstal renderam-se

Daniela Filipe | há 1 mês

Cerca de dois mil soldados ucranianos na siderúrgica de Azovstal renderam-se, anunciou o Ministério da Defesa russo, segundo a Sky News, que cita a agência Tass

Recorde-se que, também esta sexta-feira, o Ministério da Defesa do Reino Unido referiu que pelo menos 1.700 soldados ucranianos em Azovstal renderam-se, não se conhecendo o número de pessoas ainda no local.

Hackers pró-Rússia 'atacam' sites de instituições e ministérios italianos

Daniela Filipe | há 1 mês

Hackers do grupo pró-Rússia Killnet 'atacaram' várias páginas de instituições e ministérios italianos, informaram as autoridades, esta sexta-feira, avança a Reuters.

O ataque deu-se por volta das 20h de quinta-feira, segundo o grupo italiano de cibersegurança Yarix, que adiantou que as páginas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Conselho Superior da Magistratura continuavam inacessíveis, esta manhã de sexta-feira.

Portugal vai ajudar Polónia com 50 milhões para ajuda humanitária

Daniela Filipe | há 1 mês

António Costa anunciou ajuda humanitária à Polónia. O primeiro-ministro sublinhou, ainda, que a transição energética é prioritária e por isso estão a ser estudadas maneiras de Portugal e Espanha conseguirem "contribuir de forma duradora para a autonomia energética da Europa".

Maiores de 40. Rússia pensa pôr fim a limite de idade no serviço militar

Daniela Filipe | há 1 mês

A Duma russa está a ponderar o fim dos limites de idade no serviço militar contratual nos ramos das Forças Armadas. A notícia é avançada pela Reuters, que cita o site da câmara baixa da Assembleia Federal.

Rússia ameaça cortar o envio de cereais para o ocidente

Daniela Filipe | há 1 mês

O ex-presidente russo Dmitri Medvedev declarou hoje que a Rússia vai cortar a exportação de cereais para proteção do próprio mercado afirmando que a "potencial" crise alimentar a nível global é provocada pelas "sanções ocidentais".  

Imagens mostram destruição causada pelas forças russas em Rubizhne

Daniela Filipe | há 1 mês

Novas imagens divulgadas pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta mostram um cenário devastador em Rubizhne, na região de Lugansk, após os ataques das tropas russas naquela cidade. Assista aqui.

Imagem mostra militar 'atingido' em Azovstal... mas não por armas

Daniela Filipe | há 1 mês

Além dos vídeos que têm vindo a ser publicados por vários membros do Batalhão Azov que se encontram no local, há também fotografias que têm vindo a marcar os dias de guerra. É o caso das imagens de Dmytro Kozatsky, um membro da organização que tem registado os momentos nas suas redes sociais.

Notícias ao Minuto
© Reprodução Dmytro Kozatsky/ Twitter  

The New York Times mostra provas de execuções de civis em Bucha

Daniela Filipe | há 1 mês

O The New York Times publicou, esta quinta-feira, três vídeos que, alegadamente, mostram execuções de civis em Bucha, na Ucrânia, levadas a cabo por militares russos. O jornal avança que se poderão tratar de crimes de guerra. Alertamos os leitores para a violência das imagens deste artigo.

"Inferno". Deputada ucraniana acusa Rússia de impedir retirada de civis

Daniela Filipe | há 1 mês

A deputada ucraniana Lesia Vasylenko descreveu a vida no Donbass como "um inferno", acusando a Rússia de impedir "propositadamente" a retirada de civis até Zaporizhzhya, de modo a "provocar mais e mais sofrimento junto da população". Em entrevista à Sky News, a parlamentar refere que os bombardeamentos constantes por parte das forças russas na região de Lugansk têm como objetivo "infligir medo, dor e tragédia entre a população, para que se rendam".

"Todos os dias são encontrados mais corpos nos escombros de edifícios destruídos e em valas comuns, no leste da Ucrânia, perto da área de Mariupol", acrescentou. Contudo, após a vitória da Ucrânia, Vasylenko disse ser expectável encontrar "muito mais" vítimas mortais.

Na sua ótica, um fim pacífico para o conflito "dependente da Rússia", já que o presidente russo, Vladimir Putin, é que "começou esta guerra". Contudo, a deputada não vê esse desfecho como algo plausível "neste momento".

 

Stepan. Gato mais famoso da Ucrânia ganha prémio no Festival de Cannes

Daniela Filipe | há 1 mês

Chama-se Stepan e é o gato mais famoso da Ucrânia. Vive na cidade de Kharkiv e, desde o ano passado, tem acumulado milhões de seguidores em redes sociais como o Instagram e o TikTok, tendo, inclusivamente, já posado junto a caríssimas malas da marca Valentino. Agora, colocou a popularidade ao serviço do seu país e, juntamente com a sua dona, tem pedido ajuda e angariado fundos para ajudar os compatriotas (de quatro patas). Ambos têm, igualmente, participado em atividades de voluntariado.

Esta quinta-feira, no Festival de Cannes, o seu esforço foi reconhecido. Stepan venceu o prémio 'World Influencers and Bloggers Awards', que reconheceu o influencer mais... influente. 

"Neutralidade" da Suécia? "Passaram à história", diz Kremlin

Daniela Filipe | há 1 mês

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia abordou, esta sexta-feira, o anúncio da candidatura da Suécia à NATO, e consequentemente o envolvimento dos Estados Unidos.

"A Suécia ainda não se juntou à Aliança, mas os americanos já estão dar ordens às autoridades suecas sobre o que dizer à sociedade civil. Isto é só uma demonstração do que os aguarda", escreveu Maria Zakharova numa mensagem partilhada no Telegram, referindo-se à visita à Europa de uma delegação do partido republicano, que aconteceu esta semana.

Mais de mil soldados ucranianos em Azovstal renderam-se, diz Reino Unido

Daniela Filipe | há 1 mês

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou, esta sexta-feira, que pelo menos 1.700 soldados ucranianos na siderúrgica de Azovstal renderam-se, não se conhecendo o número de pessoas ainda no local. O organismo adianta que, após tomarem Mariupol, as forças russas deverão intensificar a ofensiva no Donbass. Ainda assim, os comandantes russos "estão sob pressão para alcançar os objetivos operacionais, o que significa que a Rússia, provavelmente, vai redistribuir as forças rapidamente sem preparação adequada". 

Bombardeamentos em Lugansk provocam, pelo menos, 13 mortos

Daniela Filipe | há 1 mês

O governador de Lugansk, Serhiy Gaidai, anunciou que os bombardeamentos das forças russas na região provocaram, nas últimas 24 horas, pelo menos 13 mortos entre cidadãos civis. Numa publicação no Telegram, o responsável adiantou que 12 pessoas morreram em Severodonestk. Ainda assim, o ataque russo não terá tido sucesso, pelo que as tropas daquele país "recuaram".

Moscovo intensificou ataques no Donbass com "bombardeamentos brutais"

Daniela Filipe | há 1 mês

As forças russas estão a intensificar os ataques contra a região do Donbass, com "bombardeamentos brutais e completamente sem sentido" na cidade de Severodonetsk, realçou esta quinta-feira o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Ex-presidente russo Dmitry Medvedev critica sanções "loucas" do Ocidente

Daniela Filipe | há 1 mês

O antigo presidente russo Dmitry Medvedev disse na quinta-feira que os ocidentais não podem atingir a Rússia com sanções económicas "loucas" e, ao mesmo tempo, esperar que o país garanta o abastecimento de alimentos.

Artista russo enfrenta acusação por questionar conflito durante concerto

Daniela Filipe | há 1 mês

O vocalista da banda de rock russa DDT foi acusado, esta quinta-feira, de desacreditar o Exército da Rússia, ao questionar os objetivos da invasão da Ucrânia durante um concerto.

Para recordar

Daniela Filipe | há 1 mês
  • Scholz diz que entrada da Ucrânia na UE pode demorar anos, considerando também que as entradas da Suécia e da Finlândia na NATO irão fazer com que a Europa se torne "ainda mais segura".  As declarações do chanceler alemão foram feitas durante um discurso no parlamento daquele país.
  • Rússia expulsa cinco diplomatas portugueses como "medida de retaliação" à expulsão de 10 embaixadores russos em Portugal. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia adiantou que os embaixadores portugueses terão de deixar aquele país no prazo de 14 dias.
  • Militar russo acusado de matar civil pede que o perdoem durante julgamento. De acordo com a AFP, o militar, de 21 anos, descreveu detalhadamente a forma como matou um ucraniano, de 62 anos, em Sumy. Vadim Shishimarin deu-se como culpado ontem.
  • Blinken acusa Rússia de usar fome como arma de guerra na Ucrânia e de pôr em perigo outros países devido ao seu bloqueio às exportações agrícolas ucranianas.

Bom dia!

Daniela Filipe | há 1 mês

Damos início a mais um acompanhamento AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia. Poderá recordar os acontecimento de quinta-feira no registo abaixo.

AO MINUTO: Fome como arma de guerra; Militares na Finlândia e na Suécia?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:52 - 19/05/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório