Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Médica capturada conseguiu divulgar fotos de Mariupol usando um tampão

Yuliia Paievska foi capturada pelos russos. Imagens, que fez chegar a jornalistas, provam que ajudou civis e soldados feridos, incluindo russos.

Médica capturada conseguiu divulgar fotos de Mariupol usando um tampão
Notícias ao Minuto

23:35 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Uma médica voluntária ucraniana, que foi capturada por soldados russos, conseguiu registar os momentos vividos pela sua equipa no tempo em que estiveram em Mariupol.

O pequeno cartão de memória onde estavam as imagens foi contrabandeado num tampão menstrual, que a médica conseguiu fazer chegar a jornalistas da Associated Press (AP), quando estes deixaram a cidade num comboio humanitário.

A agência indica que a equipa passou por 15 postos de controlo russos antes de chegar a território controlado pelas forças ucranianas. As imagens foram gravadas por uma bodycam, que mostram a cidade em ruínas e os esforços para salvar aqueles que estavam em sofrimento.

As gravações provam ainda que Yuliia Paievska, conhecida como Taira, tentou salvar soldados russos feridos, além dos ucranianos e civis. 

Segundo a AP, imagens gravadas a 10 de março mostram dois soldados russos a ser retirados de uma ambulância por um membro das tropas ucranianas.

Depois de um soldado ucraniano insultar um deles, a médica surge a pedir-lhe para se acalmar. 

“Vai tratar os russos?”, pergunta uma mulher, citada pela agência. 

“Eles não serão tão gentis conosco. Mas eu não poderia fazer o contrário. Eles são prisioneiros de guerra”, respondeu. 

Taira foi capturada pelas tropas russas, juntamente com o seu motorista, no dia 16 de março, e não voltou a ser vista desde então.

A Rússia alega que a médica trabalha para o batalhão Azov. Contudo, a AP diz não ter encontrado qualquer evidência que demonstre que a mulher tinha ligações ao grupo.

Atenção! As imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Leia Também: AO MINUTO: EUA aprovaram (mais) ajuda; Costa visitou militares na Roménia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório