Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia deverá pedir compensações à Rússia por danos ambientais

O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente ucraniano.

Ucrânia deverá pedir compensações à Rússia por danos ambientais
Notícias ao Minuto

15:53 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A invasão da Ucrânia pela Rússia causou enormes danos ambientais pelos quais Kyiv pretende pedir compensações em tribunais internacionais, anunciou o ministro do Meio Ambiente ucraniano, esta quinta-feira.

Ruslan Strilets explicou que a guerra destruiu ecossistemas, privou a vida selvagem do seu habitat natural e contaminou a terra num dos principais produtores de sementes do mundo.

"Nos últimos 20 anos, este é o primeiro conflito militar no mundo a causar tantos danos ambientais", referiu numa conferência de imprensa citada pela Reuters.

"Mísseis russos atingiram os nossos depósitos de petróleo, centrais termoelétricas, fábricas de produtos químicos - isso definitivamente afeta o meio ambiente. As florestas estão a ser queimadas e zonas protegidas estão a ser destruídas", acrescentou Strilets.

O ministro recordou ainda que os combates perto da extinta central atómica de Chernobyl, cenário do pior acidente nuclear do mundo em 1986, causaram incêndios em quase 12 mil hectares de terra, matando a fauna e a flora.

Kyiv registou, segundo o governante, 1.500 casos de destruição de ecossistemas ou contaminação de terras até agora. "Existem áreas como pântanos que estão a ser destruídas à medida que os invasores passam por cima deles. São ecossistemas que estão a formar-se há centenas de anos e estamos realmente a perdê-los", disse.

Strilets deu ainda conta de que a Ucrânia já sofreu mais de 2,5 mil milhões de hryvnia (mais de 80 milhões de euros) em perdas financeiras na zona de exclusão de Chernobyl, mas não estimou os danos ambientais gerais da guerra.

Leia Também: Ucrânia. Boris e Zelensky discutem segurança alimentar mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório