Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

George W. Bush comete gafe e condena invasão do Iraque, em vez da Ucrânia

O antigo presidente dos EUA justificou o erro com a sua idade.

Notícias ao Minuto

08:12 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O antigo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, condenou, na quarta-feira, a invasão do Iraque por “um homem”, em vez da invasão russa da Ucrânia. A gafe já se tornou viral.

“As eleições russas são manipuladas. Os opositores políticos são presos ou de outra forma eliminados durante o processo eleitoral”, começou por afirmar o 43.º presidente dos EUA, num discurso no Bush Presidential Center na Southern Methodist University, no Texas.

“O resultado é uma ausência de controlos e equilíbrios na Rússia, e a decisão de um homem de levar avante uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque”, acrescentou, corrigindo rapidamente o erro. “Quer dizer, da Ucrânia”

O republicano afirma ainda, em voz baixa, “também do Iraque” e, após se ouvirem risos na sala, acrescenta “75”, numa referência à sua idade. 

Sublinhe-se que os EUA, sob liderança de Bush, invadiram o Iraque em 2003, em resposta ao ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e a alegações de que o país tinha armas de destruição em massa.

Leia Também: Sanções à Rússia apenas preservam direitos "de um pequeno grupo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório