Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Soldado russo declara-se culpado pelo homicídio de um civil ucraniano

O julgamento, adiado no dia 13 de maio, foi retomado esta quarta-feira.

Soldado russo declara-se culpado pelo homicídio de um civil ucraniano
Notícias ao Minuto

13:44 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Vadim Shishimarin, o soldado russo de 21 anos acusado de crimes de guerra na Ucrânia, declarou-se culpado, avança a Sky News. Em causa está o homicídio de um homem de 62 anos, na região de Chupakhivka, em Sumy, a 28 de fevereiro.

Perante o tribunal, o soldado terá admitido a culpa pelo homicídio.

Caso seja condenado, Shishimarin enfrenta uma pena de prisão perpétua. Contudo, antes de o veredito ser revelado, serão ainda ouvidos os depoimentos das testemunhas, incluindo da esposa da vítima e de um dos soldados que seguia no veículo com Shishimarin.

Os dados recolhidos pela procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, indicam que o crime ocorreu depois de o sargento e os seus colegas terem fugido, após dispararem contra um carro particular e o roubarem.

Já em Chupakhivka, viram um homem de bicicleta, a falar ao telefone. Shyshimarin foi, então, instruído para o matar, alegadamente de forma a impedir que este comunicasse a localização das tropas russas às autoridades ucranianas. Assim, o soldado disparou a sua Kalashnikov através de uma janela aberta da viatura, atingindo a vítima na cabeça.

O primeiro julgamento de crimes de guerra relacionado com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia teve início no dia 13 de maio, tendo sido retomado esta quarta-feira.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar na Ucrânia já matou mais de três mil civis, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

O conflito causou ainda a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

[Notícia atualizada às 14h02]

Leia Também: Crimes de guerra? Tudo o que se sabe sobre o sargento Vadim Shishimarin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório