Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Emigrante cubano com uma perna atravessou a América Central em 21 dias

O cubano Julio Martínez, de 63 anos, reuniu-se com a família num aeroporto em Miami após a viagem.

Emigrante cubano com uma perna atravessou a América Central em 21 dias
Notícias ao Minuto

10:20 - 18/05/22 por Beatriz Maio

Mundo Brasil

Julio Martínez é cubano, tem 63 anos e apenas uma perna, mas essa condicionante não o impediu de se desafiar e atravessar a América Central numa jornada onde percorreu vários países ao longo de 21 dias.

"Pensei muito antes de fazer a viagem, mas disse: 'Vou arriscar'", confessou Julio que agora se encontra na Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA), após uma viagem que começou em Cuba, no dia 3 de abril, avança a NBC News.

Martinez recorda particularmente de como se sentiu quando, na companhia de outros viajantes, estavam prestes a atravessar o rio turbulento, e muitas vezes mortal, que separa o México dos EUA. “Vi que a água estava um pouco acima da cintura e dois companheiros do grupo disseram-me para me apoiar neles até chegarmos à costa", revelou o cubano.

Casado e com duas filhas, o cubano saiu de Cuba para Nicarágua, de onde seguiu para a fronteira sul dos EUA para realizar uma jornada de aventura entre estradas, selvas, rios, pontes e falésias que nem sempre foi fácil. "A prótese é desconfortável e só consegui colocá-la numa parte do trajeto em Guatemala", explicou, acrescentando que o atrito desgastou-lhe a pele. 

Cerca de 35 mil cubanos foram detidos em abril na fronteira dos Estados Unidos com o México, de acordo com dados citados pelo The Washington Post, constituindo a segunda maior nacionalidade daqueles que cruzam a fronteira depois de pessoas do México. De referir ainda que cerca de 32 mil cubanos foram detidos em março, o que representa um aumento de 460% em relação ao ano passado.

Leia Também: Museus da Ciência de Coimbra abre espaço onde único guia é a luz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório