Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Zelensky e Macron tiveram conversa telefónica "longa e significativa"

O presidente ucraniano acrescentou que também tinha discutido com o homólogo francês a questão do abastecimento de combustível à Ucrânia.

Zelensky e Macron tiveram conversa telefónica "longa e significativa"
Notícias ao Minuto

18:26 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse ter tido uma "longa e significativa" conversa telefónica com o presidente francês Emmanuel Macron sobre a guerra na Ucrânia. 

Zelensky acrescentou que ele e Macron também tinham discutido a questão do abastecimento de combustível à Ucrânia e o apoio à defesa.

"Falei sobre o curso das hostilidades, a operação de resgate dos militares de Azovstal e a visão das perspetivas do processo de negociação. Levantou a questão do fornecimento de combustível à Ucrânia", disse ele no Twitter. 

"Discutimos também o apoio de defesa da França, a preparação do 6º pacote de sanções (da União Europeia) (contra a Rússia), possíveis formas de exportação de produtos agrícolas ucranianos. Realizámos uma discussão substantiva sobre a nossa candidatura ao estatuto de candidato à adesão à UE", escreveu ainda. 

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia que dura desde 24 de fevereiro, condenada pela maior parte da comunidade internacional que respondeu com ajuda militar e económica á Ucrânia e duras sanções, sobretudo económicas, à Rússia.

Leia Também: Paul Krugman alerta para impacto da guerra nos países mais pobres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório