Meteorologia

  • 25 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Paul Krugman alerta para impacto da guerra nos países mais pobres

O Nobel da Economia Paul Krugman alertou hoje que a guerra na Ucrânia e a subida da inflação estão a ter um grande impacto nos países mais pobres, sobretudo nas famílias de baixos rendimentos.

Paul Krugman alerta para impacto da guerra nos países mais pobres
Notícias ao Minuto

17:56 - 17/05/22 por Lusa

Economia economista

"A alimentação é a parte muito mais importante do custo de vida dos países mais pobres. Estamos a vê-lo, em muitos casos, em países de baixo rendimento, em particular, com a inflação alta e famílias pobres", disse hoje o economista Paul Krugman, durante uma sessão especial da Classe de Letras, organizada pela Academia das Ciências de Lisboa, sobre o tema "A guerra e o cesto do pão".

O economista traçou um quadro da evolução da globalização, entre 1995 e 2008, considerando que existiu um aumento de globalização, seguido por uma queda e novamente um aumento da globalização, e salientou que se assiste atualmente a uma disrupção no comércio mundial.

Recordando que a Rússia, a Ucrânia e o Cazaquistão são grandes exportadores de matérias-primas, Paul Krugman frisou que a guerra está a afetar, neste sentido, a população norte-americana e europeia, mas acredita que é "possivelmente catastrófico" para o resto do mundo.

O economista afirmou que o choque da diminuição das exportações de matérias-primas destes países será sentido sobretudo pelas populações mais pobres, uma vez que gasta uma percentagem maior do seu rendimento com a alimentação.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, tendo a invasão sido foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Inflação vai demorar a cair no Reino Unido

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório