Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

TPI envia "maior equipa de sempre" para investigar crimes na Ucrânia

"Isto representa o maior destacamento de sempre do meu gabinete desde a sua criação", disse o procurador da entidade.

TPI envia "maior equipa de sempre" para investigar crimes na Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:39 - 17/05/22 por Ema Gil Pires

Mundo Ucrânia:

Karim Khan, procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), informou que a agência enviou, esta terça-feira, a "maior equipa de sempre" da sua história para investigar alegados crimes de guerra na Ucrânia, na sequência da invasão russa, noticia a AFP.

De acordo com a mesma fonte, a equipa em causa é composta por 42 investigadores, peritos forenses e pessoal de apoio, os quais trabalharão em conjunto com as autoridades ucranianas.

"Isto representa o maior destacamento de sempre do meu gabinete desde a sua criação", disse ainda Khan, numa declaração.

O procurador dá conta ainda de que a equipa em questão irá "fazer avançar as investigações sobre crimes abrangidos pela jurisdição do Tribunal Penal Internacional e prestar apoio às autoridades nacionais ucranianas".

Karim Khan agradeceu ainda aos Países Baixos, onde o Tribunal Penal Internacional está sediado, por ter enviado um "número significativo de peritos nacionais holandeses" para ajudar no desenvolvimento desta missão.

Recorde-se que o procurador deste tribunal anunciou o início de uma investigação sobre alegados crimes de guerra e crimes contra a Humanidade praticados na sequência da invasão russa apenas quatro dias após o seu começo, a 24 de fevereiro.

A guerra na Ucrânia, que hoje entrou no 83.º dia, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas - cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,1 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Dados devem ser usados de acordo com "interesse dos refugiados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório