Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

A despedida de Leonid Kravchuk, o 1.º presidente da Ucrânia independente

Nas cerimónias fúnebres esteve presente a antiga primeira dama, Antonina Kravchuk, que se despediu assim do marido.

Notícias ao Minuto

15:12 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Decorreu, esta terça-feira, o funeral de  Leonid Kravchuk, conhecido por ter sido o primeiro presidente da Ucrânia independente. O momento de homenagem decorreu na capital ucraniana de Kyiv.

Nas cerimónias fúnebres esteve presente a antiga primeira dama, Antonina Kravchuk, que se despediu assim do marido. Mas também o autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, bem como vários militares decidiram prestar uma última homenagem àquele que foi o primeiro presidente do país, depois de conquistada a independência face à antiga União Soviética.

Leonid Kravchuk morreu aos 88 anos de idade, em plena invasão russa sobre o país. Isto depois de ter sido, em junho do ano passado, submetido a uma operação ao coração, na qual entrou em coma. Seria depois, de acordo com a agência noticiosa russa Tass, internado numa clínica de Munique, sul da Alemanha, para reabilitação.

Veja as imagens das cerimónias fúnebres na galeria acima, onde o principal símbolo da identidade nacional do país, a bandeira, se encontra em claro destaque.

Leia Também: Zelensky homenageia Leonid Kravchuk. "Sabia quanto custava a liberdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório