Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky homenageia Leonid Kravchuk. "Sabia quanto custava a liberdade"

O chefe de Estado ucraniano deixou uma palavra de agradecimento àquele que "encontrou sempre muito mais do que um minuto para ajudar a resolver as coisas e a dar conselhos".

Zelensky homenageia Leonid Kravchuk. "Sabia quanto custava a liberdade"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em mais uma das suas atualizações diárias nas redes sociais, prestou uma homenagem a Leonid Makarovych Kravchuk, o primeiro presidente da Ucrânia que morreu hoje, aos 88 anos.

"Não era apenas um político. E não era apenas uma figura histórica. Foi o homem que soube encontrar palavras sábias e dizê-las para que todos os ucranianos as pudessem ouvir", apontou Zelensky, na mensagem publicada no Instagram.

O chefe de Estado ucraniano deixou uma palavra de agradecimento àquele que "encontrou sempre muito mais do que um minuto para ajudar a resolver as coisas e a dar conselhos". "E estou-lhe pessoalmente grato, em particular por isso", acrescentou Zelensky.

"Quando era criança sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, sobreviveu à ocupação. Leonid Makarovych sabia quanto custava a liberdade. E com todo o seu coração, ele queria a paz para a Ucrânia. Estou certo de que a vamos implementar. Conseguiremos a nossa vitória e a nossa paz", referiu ainda o atual presidente da Ucrânia, sobre o seu antecessor.

Volodymyr Zelensky falou ainda de uma personalidade que "demonstrou tal sabedoria nos finais dos anos 80, quando o movimento ucraniano emergiu". "E independentemente do que aconteceu mais tarde, Leonid Kravchuk permaneceu sempre com a Ucrânia", recorda o chefe de Estado.

O primeiro presidente da Ucrânia independente, Leonid Kravchuk, morreu hoje aos 88 anos, em plena invasão russa sobre o país. O anúncio foi feito pelo presidente da câmara municipal de Kyiv, Vitali Klitschko.

Desde 28 de julho de 2020, Kravchuk dirigiu a delegação ucraniana que tinha o objetivo de tentar solucionar o conflito na região do Donbass, no leste do país. Entre 1991 e 1994, desempenhou o cargo de presidente da Ucrânia.

Leia Também: Lavrov acusa UE de não ter uma política externa própria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório