Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Taxa de desemprego em França cai para 7,3% no 1.º trimestre

A taxa de desemprego em França caiu para 7,3% no primeiro trimestre do ano, menos uma décima de ponto e a mais baixa desde o início de 2008, foi hoje anunciado.

Taxa de desemprego em França cai para 7,3% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

10:41 - 17/05/22 por Lusa

Economia Desemprego

O instituto nacional de estatística francês (INSEE) anunciou que a taxa é a mais baixa desde o início de 2008, quando os efeitos da crise financeira estavam apenas a começar a fazer-se sentir.

O ritmo da queda da taxa de desemprego em França entre janeiro e março (uma décima de ponto percentual) foi claramente inferior à do trimestre anterior, quando a queda tinha sido de seis décimas de ponto percentual, sublinhou o INSEE num comunicado.

Em termos absolutos, o número de desempregados caiu 18.000 nos primeiros três meses do ano para 2,2 milhões.

Por grupo etário, o desemprego aumentou três décimas de ponto entre os jovens dos 15-24 anos, para 16,3%, embora esta se tenha seguido a uma queda acentuada de 3,5 pontos nos últimos três meses de 2021.

Pelo contrário, caiu duas décimas no grupo etário 25-49, para 6,6%, e uma décima para os que têm 50 ou mais anos, para 5,6%.

A taxa de desemprego dos homens, que caiu duas décimas de ponto percentual, estava ao nível da das mulheres, que se manteve estável em 7,3%.

Uma das promessas de Emmanuel Macron na campanha das eleições presidenciais em abril foi conseguir o pleno emprego em França, o que, defendeu, significaria reduzir o desemprego no seu novo mandato tanto como nos seus primeiros cinco anos no Eliseu, ou seja, em mais de dois pontos percentuais.

Na prática, isto significaria uma taxa de desemprego de menos de 5,3% da população ativa.

Leia Também: "Provas dadas e números que mobilizam": Tutela frisa queda do desemprego

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório