Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Provas dadas e números que mobilizam": Tutela frisa queda do desemprego

A taxa de desemprego em Portugal desceu dos 6,5% em fevereiro de 2020 - antes da pandemia - para 5,7% em março de 2022, o que significa uma redução de 0,8 pp. Na UE e no mesmo período, a taxa de desemprego desceu de 6,7% para 6,2%.  

"Provas dadas e números que mobilizam": Tutela frisa queda do desemprego
Notícias ao Minuto

09:03 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Desemprego

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou que Portugal obteve a segunda maior descida da taxa de desemprego entre os países da União Europeia (UE) em março, citando dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

De acordo com os mesmos dados, a taxa de desemprego em Portugal desceu dos 6,5% em fevereiro de 2020 - antes da pandemia - para 5,7% em março de 2022, o que significa uma redução de 0,8 pp. Na UE e no mesmo período, a taxa de desemprego desceu de 6,7% para 6,2%.  

"Segundo dados da OCDE, Portugal registou uma descida de 0,8 pp na taxa de desemprego. (...) Provas dadas e números que nos mobilizam, neste trabalho coletivo para manter e criar emprego no nosso país", escreveu a tutela, numa publicação partilhada na rede social Twitter. 

O desemprego na OCDE caiu para 5,1% em março, menos uma décima de um ponto percentual, marcando o 11.º mês consecutivo de declínios e o nível mais baixo desde o início da série estatística em 2001.

Num comunicado divulgado na semana passada, a OCDE afirmou também que a taxa permanece abaixo do nível pré-pandemia de 5,3%, registado em fevereiro de 2020. O desemprego é menor do que antes da pandemia em dois terços dos países da OCDE, enquanto em fevereiro era menor em apenas metade dos membros da OCDE.

O desemprego caiu em março em todos os grupos etários, bem como para homens e mulheres. Na zona do euro, o desemprego caiu para 6,8%, contra 6,9% em fevereiro.

O México registou o maior declínio, de 3,7% para 3,3%, enquanto nos Estados Unidos o desemprego caiu de 3,8% para 3,6%. No lado oposto, a Turquia registou um ligeiro aumento de 11,1% para 11,5%.

Leia Também: Jovens, candidaturas ao Porta 65 terminam dentro de uma semana 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório