Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Trinta mil membros de grupos criminosos detidos em 50 dias em El Salvador

As autoridades salvadorenhas prenderam mais de 30.000 alegados membros de gangues desde que o Presidente Nayib Bukele abriu uma "guerra" há 50' dias contra grupos criminosos acusados de lançar o terror, anunciou segunda-feira a polícia.

Trinta mil membros de grupos criminosos detidos em 50 dias em El Salvador
Notícias ao Minuto

06:37 - 17/05/22 por Lusa

Mundo El Salvador

A polícia de El Salvador declarou na rede social "Twitter" que "536 terroristas foram presos no domingo, 15 de maio, 50 dias após o início do estado de emergência".

Desde o início da "guerra" contra grupos acusados de terem cometido vários homicídios e extorsão, foram detidas 30.506 pessoas, avançou a polícia, citada pela agência de notícias francesa AFP.

A ofensiva do Governo contra os gangues teve início após uma onda de homicídios que fez 87 vítimas em dois dias no final de março, que as autoridades de EL Salvador atribuem a estes grupos criminosos.

A pedido do Chefe de Estado, o Parlamento decretou um regime excecional que permite a prisão sem decisão judicial e o aumento da pena de prisão para membros de gangues até 45 anos.

Este regime, que foi prorrogado por 30 dias no final de abril, restringe também a liberdade de reunião e os direitos da defesa, alarga a custódia policial e permite escutas telefónicas.

Os grupos criminosos, entre os quais estão os mais violentos - La Mara Salvatrucha (MS-13) e Barrio 18 - têm cerca de 70.000 membros, de acordo com as autoridades.

Contando com as recentes detenções, há 46.000 alegados membros de gangues detidos, de acordo com as autoridades, um número inédito em 30 trinta anos neste país da América Central, com 6,5 milhões de habitantes.

Organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram a detenção de dezenas de jovens sem ligação a gangues.

O vice-presidente salvadorenho Félix Ulloa defendeu a ofensiva do Governo contra os grupos criminosos perante representantes do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no dia 5 de maio

Leia Também: Presidente de El Salvador pede destituição de juízes "cúmplices"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório