Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mohammed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos

A decisão surge um dia após a morte do ex-presidente Sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nahyan, meio-irmão de Mohammed bin Zayed.

Mohammed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

11:38 - 14/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Emirados Árabes Unidos

O Conselho Supremo Federal dos Emirados Árabes Unidos elegeu o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, como presidente do país, segundo revela a agência de notícias WAM. A decisão surge um dia após a morte do ex-presidente Sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nahyan, meio-irmão de Mohammed bin Zayed.

Em comunicado, citado pela WAM, o Conselho refere que a votação deste sábado contou a presença dos chefes dos sete emirados e que príncipe herdeiro foi eleito “por unanimidade”, tornando-se, aos 61 anos, o terceiro presidente dos Emirados Árabes Unidos. 

"O Supremo Conselho Federal escolhe Mohammed bin Zayed como Presidente dos Emirados Árabes Unidos", anunciou.

O novo presidente, que acompanhou a passagem da pobreza à prosperidade dos EAU, tem procurado transformar o país numa das maiores potências regionais, a nível militar, económico e político.

Com o seu meio-irmão, que morreu aos 73 anos de idade, acompanhou a ascensão do seu país no cenário internacional nas últimas duas décadas.

A sua aberta e férrea luta contra o islamismo e o extremismo religioso - dentro e fora das fronteiras dos EAU - levaram-no a intervir na repressão dos protestos pró-democracia no Golfo Pérsico em 2011, considerando que se tratava de um terreno fértil para ideias radicais.

Entre as suas principais preocupações está o receio de desestabilização no país ou na região, o que levou 'MBZ' a avançar com uma ampla campanha de detenções contra dissidentes.

Mohammed bin Zayed nasceu em 11 de março de 1961, no Emirado do Abu Dhabi, antes de o seu pai, Zayed Bin Sultan al Nahyan, unificar os sete emirados que compõem os EAU.

Entusiasta de aviões de combate e de armas, assume agora formalmente os destinos de um país com 9,8 milhões de habitantes que pretende colocar no mapa como uma potência militar.

Sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nahyan morreu aos 73 anos, segundo anunciaram, na sexta-feira, as autoridades.

O falecido chefe de Estado apenas raramente aparecia em público desde um derrame cerebral, em janeiro de 2014, deixando as principais tarefas de Estado para o seu meio-irmão, que agora assume a presidência. 

O Ministério de Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos anunciou um período de luto de 40 dias e uma suspensão de três dias de trabalho em todos os ministérios e no setor privado, incluindo bandeiras a meia haste.

[Notícia atualizada às 11h45]

Leia Também: Países árabes e Joe Biden lamentam morte do Presidente dos EAU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório