Olena Zelenska. "Estão a travar uma guerra contra os nossos filhos"

Segundo a primeira-dama ucraniana, que cita o Ministério da Educação do país, "até ao momento, 1.635 instituições de ensino foram bombardeadas".

 Olena Zelenska

© Reuters

Notícias ao Minuto
13/05/2022 10:22 ‧ 13/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, acusou a Rússia de estar “a travar uma guerra” contra as crianças e futuro ucranianos. As declarações da mulher de Volodymyr Zelensky surgem após o exército russo ter bombardeado uma escola em Chernihiv, na quinta-feira. 

“Os russos, que afirmam atacar apenas instalações militares, estão a travar uma guerra contra os nossos filhos. Na verdade, eles estão a travar uma guerra contra o nosso futuro”, considerou, numa publicação na plataforma Telegram.

Olena referiu o ataque a um colégio em Novgorod-Seversky, Chernihiv, que, durante a madrugada de quinta-feira, provocou pelo menos três mortos e 12 feridos, além do bombardeamento a uma escola em Belogoivka, onde civis estavam abrigados, que matou 60 pessoas. “De acordo com os últimos dados do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, até ao momento, 1.635 instituições de ensino foram bombardeadas”, frisou.

“Todos os dias há uma nova escola ou jardim de infância, que com cinismo sem precedentes no mundo, foi deliberadamente destruído pelos russos”, acrescentou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de 3.500 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais cerca de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: AO MINUTO: "Não sou espião russo"; NATO? EUA apoiam Finlândia e Suécia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas