Vídeo mostra soldados russos a abaterem civis ucranianos pelas costas

As vítimas - que estavam desarmadas - são um proprietário de um concessionário de automóveis saqueado pelas tropas russas e um guarda de segurança que ali trabalhava. 

Kiev, Kyiv, Guerra

© ARIS MESSINIS/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
13/05/2022 08:37 ‧ 13/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A estação de televisão norte-americana CNN divulgou imagens de dois soldados russos a abaterem dois civis ucranianos pelas costas. As imagens, captadas por uma câmara de videovigilância a 16 de março e agora divulgadas, estão a ser investigadas pela Procuradoria-Geral da Ucrânia como prova de um possível crime de guerra.

Segundo a CNN, as vítimas - que estavam desarmadas - são um proprietário de um concessionário de automóveis saqueado pelas tropas russas e um guarda de segurança que ali trabalhava. 

A estação de televisão revela que os dois homens estavam no interior do concessionário, localizado na estrada principal que leva a Kyiv, quando os soldados russos os abordam e revistam. Depois, perguntam-lhe se têm cigarros e deixam-nos sair.

Um vídeo mostra os civis ucranianos a afastarem-se do local e a serem seguidos por dois soldados, que os alvejam pelas costas. A CNN conta que um dos homens ainda conseguiu levantar-se e voltar ao concessionário, após os russos saírem, e chamou ajuda através de um telemóvel. Contudo, quando os militares ucranianos chegaram já não conseguiram fazer nada para salvar a vida dos dois civis.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais cerca de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: AO MINUTO: EUA apoiam Finlândia e Suécia; Bandeiras da Ucrânia em Kherson

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas