Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Suécia terá "em conta" decisão da Finlândia na adesão à NATO

O jornal sueco Expressen avança que o pedido de adesão da Suécia será feito na próxima segunda-feira, dia 16.

Suécia terá "em conta" decisão da Finlândia na adesão à NATO

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, descreveu esta quinta-feira a decisão da Finlândia sobre a adesão à NATO como uma “mensagem importante” e afirmou que terá “em conta” a posição da NATO. Já o jornal sueco Expressen avança que o pedido de adesão da Suécia será feito na próxima segunda-feira, dia 16.

“Uma mensagem importante do presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e da primeira-ministra, Sanna Marin, em relação à adesão da NATO. A Finlândia é o parceiro de segurança e defesa mais próximo da Suécia e precisamos de ter em conta as suas avaliações”, escreveu a ministra na rede social Twitter.

Segundo o Expressen, que cita fontes anónimas, o governo sueco irá realizar uma reunião extraordinária na segunda-feira para tomar uma decisão formal sobre o pedido de adesão à NATO e, imediatamente após a reunião, a candidatura será submetida, “caso não ocorra nenhum imprevisto”.

Esta quinta-feira, o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram que são a favor da adesão do país à aliança transatlântica e que o pedido de adesão deve ser feito “rapidamente”.

Os governantes frisam que, “como membro da NATO”,  a Finlândia - que partilha uma fronteira de quase 1.300 quilómetros com a Rússia - “reforçaria toda a aliança de defesa” e que o país deve “candidatar-se à adesão da NATO sem demoras”. 

Leia Também: AO MINUTO: Finlândia favorável à adesão à NATO; EUA e Moscovo em "guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório