Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Espanha dará três dias a mulheres que sofram "menstruações dolorosas"

Novo projeto-lei que vai ser discutido em Conselho de Ministros, na próxima semana, em Espanha, inclui uma medidas dedicadas à saúde menstrual.

Espanha dará três dias a mulheres que sofram "menstruações dolorosas"
Notícias ao Minuto

23:35 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Saúde Feminina

O novo projeto-lei que vai ser discutido em Conselho de Ministros, na próxima semana, em Espanha, inclui uma medida em que dá às mulheres com "menstruações dolorosas" três dias de licença. 

A proposta inclui um capítulo dedicado ao direito à saúde menstrual, com uma licença médica por menstruação de três dias.

De acordo com declarações recentes da Secretária de Estado para a Igualdade e Contra a Violência de Género, Ángela Rodríguez, ao El Periódico, "há um estudo que diz que 53% das mulheres sofrem de menstruação dolorosa e nos jovens sobe para 74% ".

Rodríguez defendia que "quando o problema não pode ser resolvido medicamente, é muito sensato que haja uma incapacidade temporária associada a esse problema".

"Não falamos de um leve desconforto, mas de graves sintomas como diarreia, fortes dores de cabeça, febre...", detalhou.

Além destas medidas, a confirmar-se a aprovação, os centros educativos também estarão obrigados a garantir produtos menstruais e será eliminado o IVA em determinados itens de higiene feminina.

Quanto à interrupção voluntária da gravidez, as mulheres que tenham recorrido a este procedimento terão direito a baixa médica. 

Leia Também: Espanha vai aprovar aborto a partir dos 16 anos sem autorização dos pais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório