Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Zelensky alerta Charles Michel para "escassez de alimentos" global

"Sem as nossas exportações agrícolas, dezenas de países em diferentes partes do mundo já estão à beira da escassez de alimentos", diz Zelensky.

Zelensky alerta Charles Michel para "escassez de alimentos" global

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu à comunidade internacional que tome medidas imediatas para acabar com o bloqueio russo aos portos do seu país, nomeadamente ao porto de Odessa, recentemente bombardeado pelas forças russas. O objetivo deste pedido feito ao Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em visita à Ucrânia, esta segunda-feira, foi segundo o presidente, evitar uma crise alimentar global.

Em conversa com o líder europeu, Zelensky disse que “pela primeira vez em décadas não há movimento normal da frota mercante, nenhum porto normal está a funcionar em Odessa". Acrescentou ainda que este é um movimento que "provavelmente nunca aconteceu em Odesa desde a Segunda Guerra Mundial".

Sem as nossas exportações agrícolas, dezenas de países em diferentes partes do mundo já estão à beira da escassez de alimentos" disse Zelensky, afirmando que "com o tempo, a situação pode tornar-se terrível".

Concluiu ainda que "esta é uma consequência direta da agressão russa, que só pode ser superada em conjunto" e sublinhou que o problema "pode ser superado pressionando a Rússia, forçando efetivamente a Rússia a parar esta guerra vergonhosa”.

Em resposta, Charles Michel sublinhou ter visto silos cheios de grãos, trigo e milho que não podiam ser exportados sendo que “este alimento tão necessário está retido por causa da guerra russa e do bloqueio dos portos do Mar Negro". Destacou ainda que este problema está a causar consequências "dramáticas para países vulneráveis" e por isso "precisamos de uma resposta global”.

Leia Também: As imagens dos bombardeamentos em Odessa no 'Dia da Vitória'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório