Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conselho de Segurança da ONU reúne 4ªfeira sobre Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência na quarta-feira, a pedido dos Estados Unidos, para debater a Coreia do Norte, após os seus mais recentes disparos de mísseis balísticos, indicaram hoje fontes diplomáticas.

Conselho de Segurança da ONU reúne 4ªfeira sobre Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

23:54 - 09/05/22 por Lusa

Mundo ONU

A reunião, com início marcado para as 19:00 TMG (20:00 em Lisboa), decorre numa altura em que Washington teme que Pyongyang retome os testes nucleares nas próximas semanas.

Os Estados Unidos, presidentes em exercício do Conselho de Segurança em maio, equacionavam desde o fim de semana passado a realização de uma sessão sobre os últimos disparos efetuados por Pyongyang, segundo as mesmas fontes.

Apesar de severas sanções internacionais, a Coreia do Norte redobrou nos últimos meses os esforços para modernizar as suas Forças Armadas e procedeu a 15 testes de armamento desde janeiro. A sua mais recente experiência foi o disparo, no sábado passado, de um míssil balístico mar-solo.

Na sexta-feira, Washington tinha alertado de que Pyongyang estava "a preparar o local de testes de Punggye-ri" e poderia "mesmo ali realizar um teste já este mês, que seria o seu sétimo teste" nuclear.

As negociações destinadas a convencer o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a abandonar as suas armas nucleares e a pôr fim ao programa de armamento balístico não produziram qualquer resultado.

A imposição, em 2017, de vários pacotes de sanções económicas internacionais pela ONU à Coreia do Norte não fez ceder o regime.

Em abril, os Estados Unidos submeteram à aprovação dos seus 14 parceiros do Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução reforçando ainda mais as sanções a Pyongyang.

O texto prevê reduzir de quatro milhões para dois milhões de barris a quantidade de petróleo bruto que a Coreia do Norte será autorizada a importar anualmente para fins civis e imporá restrições a novas exportações norte-coreanas, nomeadamente de combustíveis minerais e de relógios.

Segundo diplomatas, a China e a Rússia, detentoras de direito de veto no Conselho de Segurança que há muito propuseram uma resolução que, pelo contrário, aligeirava as sanções à Coreia do Norte, recusaram-se até agora a discutir o conteúdo do projeto de resolução norte-americano, que ainda não foi submetido a votação.

Washington prometeu "avançar" este mês com esse projeto, mas ainda não há data para a votação, indicaram os mesmos diplomatas.

Leia Também: Guterres quer reforçar assistência monetária a 55 mil anfitriões moldavos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório