Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Autarca de Kyiv pede a residentes para ficarem em casa nos próximos dias

Em causa está o facto de vários países ocidentais alertarem para o facto de o presidente russo, Vladimir Putin, querer declarar formalmente guerra à Ucrânia no dia 9 de maio.

Autarca de Kyiv pede a residentes para ficarem em casa nos próximos dias
Notícias ao Minuto

23:56 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, apelou esta sexta-feira aos habitantes da capital ucraniana a permanecerem em casa no próximo domingo e segunda-feira. Em causa está o facto de vários países ocidentais alertarem para o facto de o presidente russo, Vladimir Putin, querer declarar formalmente guerra à Ucrânia no dia 9 de maio, no ‘Dia da Vitória’ russa, que assinala a capitulação do regime da Alemanha nazi perante as forças soviéticas, no final da Segunda Guerra Mundial.

Na rede social Facebook, o político revelou que não irá estar em vigor um recolher obrigatório, mas não irá decorrer qualquer evento público durante esses dias.

“Se alguém quiser colocar plantas, poderá fazê-lo em particular. Prestem atenção e sigam as regras de segurança em tempos de guerra”, escreveu. “Também peço que não ignorem os alertas de ataque aéreo e se protejam imediatamente. Nos próximos dias, há uma grande probabilidade de bombardeamentos com mísseis em todas as regiões da Ucrânia. Fiquem atentos e cuidem da vossa própria segurança”, acrescentou.

Ainda esta sexta-feira, membros do conselho de segurança nacional da Ucrânia alertaram os residentes para um aumento do risco de bombardeamentos no domingo e na segunda-feira.

"Como as tropas russas não se podem gabar de quaisquer conquistas significativas na frente até ao Dia da Vitória, o risco de bombardeamentos de cidades ucranianas por estes dias está a aumentar", lê-se numa publicação no site do Centro de Combate à Desinformação, que integra o Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia. 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: "Defendemo-nos de ataque da tirania"; EUA enviam mais ajuda?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório