Fronteira entre Angola e Namíbia reabre após mais de dois anos encerrada

A fronteira entre Angola e Namíbia reabriu esta quarta-feira, após mais de dois anos encerrada devido à pandemia de covid-19, divulgou o Ministério do Interior angolano, que sublinhou os "avultados prejuízos" que as economias dos dois países sofreram.

Notícia

© OSVALDO SILVA/AFP via Getty Images

Lusa
04/05/2022 23:42 ‧ 04/05/2022 por Lusa

Mundo

Covid-19

"Depois dos mais de dois anos de encerramento, que causaram avultados prejuízos às duas economias, (...) o titular do poder executivo, o camarada Presidente, João Lourenço, entendeu reabrir a fronteira, mediante concertação com o Governo da Namíbia", realçou o ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, citado no comunicado divulgado na rede social Facebook.

O ato formal para a reabertura, que decorreu localidade namibiana de Oshikango, na fronteira entre os dois países, contou também com a presença do ministro do Interior da Namíbia, Albert Kawana, e da embaixadora de Angola na Namíbia, Juvenil Imperial, entre outros.

Por sua vez, o ministro do Interior da Namíbia sublinhou que a reabertura vai resolver "os problemas da estagnação das transações comerciais que afetaram muitos namibianos que dependem do comércio fronteiriço".

Segundo o comunicado do Ministério do Interior angolano, o governante da Namíbia apontou ainda que a Angola é "um parceiro indispensável" e que pretende continuar a trabalhar para "salvaguardar as excelentes relações".

Albert Kawana referiu também que tem "orientações precisas" do Presidente da Namíbia [Hage Geingob] para "trabalhar com as forças especiais namibianas a não permitirem a entrada de nenhuma arma ou munições no território angolano, nem outra situação capaz de contribuir para a desordem pública".

Leia Também: Covid-19: Mundo registou menor número de casos desde a variante Ómicron

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas