Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dezenas de pessoas detidas em novas manifestações na Arménia

Várias dezenas de pessoas foram detidas hoje na Arménia durante novas manifestações convocadas para pedir a renúncia do primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Dezenas de pessoas detidas em novas manifestações na Arménia
Notícias ao Minuto

14:05 - 04/05/22 por Lusa

Mundo Arménia

Alguns manifestantes estacionaram camiões em pontes na capital arménia, Erevan, interrompendo por breves momentos o tráfego rodoviário, enquanto pequenos grupos de manifestantes tentavam bloquear outras vias rodoviárias.

Várias dezenas de pessoas foram detidas na sequência destas ações, segundo relatou a AFP, mas sem indicar um número exato.

A Arménia tem sido palco há vários dias de manifestações que pedem a renúncia de Pashinian, a quem os opositores acusam de querer entregar o enclave separatista de Nagorno-Karabakh ao Azerbaijão.

Mais de 200 manifestantes foram detidos em várias cidades da Arménia na terça-feira, tendo sido libertados no mesmo dia.

O vice-presidente do Parlamento e líder da oposição, Ichkhan Sagatelian, disse que os protestos "irão crescer cada vez mais até que Pashinian renuncie".

As ex-repúblicas soviéticas da Arménia e do Azerbaijão lutam há três décadas pela região de Nagorno-Karabakh, território de maioria arménia e que declarou a secessão do Azerbaijão.

A última guerra na região ocorreu em novembro de 2020. Sob a mediação de Moscovo, a Arménia e o Azerbaijão firmaram um cessar-fogo que pôs fim ao conflito armado de seis semanas e a Rússia enviou "forças de manutenção de paz" para a região.

Os combates, que fizeram mais de 6.500 mortos em 2020, ficaram marcados pela derrota da Arménia, cujo Governo foi obrigado a ceder importantes territórios que controlava desde a primeira guerra do início dos anos 1990.

A região do Nagorno-Karabakh separou-se do Azerbaijão após o colapso da União Soviética, tendo a guerra dos anos 1990 provocado a morte de 30 mil pessoas e milhares de refugiados.

Leia Também: Cerca de 200 detidos em protestos antigovernamentais na Arménia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório