Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas propõe embargo de importações de petróleo russo até fim do ano

A proposta está incluída naquele que é o sexto pacote de sanções contra a Rússia.

Bruxelas propõe embargo de importações de petróleo russo até fim do ano

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, que o embargo total ao petróleo russo é uma das propostas incluídas no novo pacote de sanções contra a Rússia.

"Vamos garantir que eliminamos o petróleo russo de forma sistemática, de forma a conseguirmos assegurar uma alternativa que nos permita fornecer as rotas de petróleo e minimizar o impacto nos mercados globais", garantiu Ursula Von der Leyen, citada pela Associated Press (AP).

A medida, que faz parte daquele que é o sexto pacote sanções, prevê o fim do fornecimento do petróleo bruto no prazo de seis  meses e de produtos refinados até ao fim deste ano.

"Finalmente, propomos o fim da importação do petróleo russo", escreveu a responsável numa publicação partilhada no Twitter, avisando: "Vamos ser claros: não vai ser fácil. Mas temos de trabalhar nisso", considerou.

Segundo a AP, a proposta tem, no entanto, que ter 'luz verde' dos 27 Estados-membros da União Europeia, algo que Von der Leyen disse que "não seria fácil", devido à dependência energética que certos países, como a Eslováquia, têm da Rússia.

Leia Também: UE pode poupar Hungria e Eslováquia de embargo a petróleo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório