Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nova Iorque. Urso abre porta de casa e lança alerta a 'amigos' esfomeados

Com as temperaturas a aquecer, a atividade destes animais deverá aumentar depois de meses de hibernação e atividade reduzida.

Notícias ao Minuto

09:55 - 03/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ambiente

Os norte-americanos estão a ser 'avisados' pela comunidade de ursos que convém começar a ter cuidado com comida deixada em quintais e contentores. Depois de um urso ter perseguido uma família na Flórida, foi a vez de outro, no estado de Nova Iorque, ter assustado os residentes ao conseguir abrir uma porta.

O vídeo foi publicado pelo Departamento de Conservação Ambiental (DEC, na sigla em inglês) do Estado de Nova Iorque, que aproveitou o momento para fazer um apelo com um toque de humor.

"Sim, a não ser que descubram como abrir portas", afirmou no Facebook o departamento, citando a icónica deixa do filme 'Parque Jurássico', de 1993.

Segundo a autoridade ambiental, esta época é a altura em que "ursos esfomeados saem dos abrigos", depois de um inverno de hibernação e de um início de primavera a acordar lentamente.

No seu site, o DEC explica que "no estado de Nova Iorque, pessoas e ursos pardos muitas vezes vivem lado a lado", e avisa que são "animais inteligentes e oportunistas", que "encontram e consomem a comida mais fácil que tiverem acesso".

"Atravessam muitas vezes estradas e zonas desenvolvidas para encontrar o tipo de habitat que produz as suas fontes de alimento sazonais. Muitas vezes encontram comida humana facilmente disponível pelo caminho, se os residentes não tomarem as precauções adequadas", descreve o DEC.

Assim, o vídeo do 'urso jurássico' serve como um apelo para que os norte-americanos tenham cuidado com a forma como deixam o lixo, especialmente em contentores à porta de casa, pois a comida pode atrair os narizes apurados destes animais.

Os encontros entre ursos e humanos são mais comuns nas zonas rurais dos Estados Unidos, e tornam-se um problema, não só para as pessoas que aí vivem, mas especialmente para os ursos que viram os seus habitats e as suas áreas de reprodução e alimentação drasticamente alteradas pela atividade humana.

Leia Também: Gémeos ursos polares nascem no zoo de Rostock na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório