Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Aborto é cuidado de saúde". Americanos na rua contra potencial decisão

Manifestantes protestaram contra a notícia de que o Supremo Tribunal poderá reverter o direito ao aborto, consagrado há praticamente 50 anos.

Notícias ao Minuto

08:34 - 03/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Poucas horas depois do Politico divulgar na segunda-feira um raro 'leak' de documentos do Supremo Tribunal, avançando que o principal órgão judicial dos Estados Unidos da América está a preparar uma reversão do famoso processo Roe v. Wade, uma pequena multidão em Washington D.C. deslocou-se às escadas em frente ao tribunal para protestar pelo direito ao aborto.

Segundo o site Politico, os juízes que compõem a maioria conservadora - três deles nomeados por Donald Trump no seu mandato - estão a preparar a reversão do processo que consagrou o direito ao aborto em todo o país.

Cerca de 200 manifestantes pró-aborto e pró-direitos das mulheres reuniram-se em frente ao Supremo, gritando frases como "aborto é cuidado de saúde".

Apesar da forte presença policial, e também de um pequeno grupo de ativistas antiaborto que foi celebrar a ocasião, não houve registo de incidentes ou altercações.

A luta contra o aborto tem sido um tema constante na agenda republicana e conservadora desde 1973 e, depois de ter sido eleito em 2016, Trump prometeu que nomearia juízes com uma visão conservadora sobre o aborto.

Dito e feito. Aproveitando uma transição no Supremo Tribunal, com uns juízes a reformar-se e outros a falecer, nomeadamente a juíza Ruth Bader Ginsburg, Trump nomeou uma maioria conservadora, que está finalmente a dar 'frutos' à luta antiaborto nos Estados Unidos.

Do lado democrata, seguiram-se várias condenações à decisão, com a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a lamentar a decisão e a afirmar que, "se o relatório for verdade, o Supremo Tribunal está encaminhado para infligir a maior restrição de direitos nos últimos 50 anos".

Leia Também: Supremo Tribunal dos EUA pronto para anular direito ao aborto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório