Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Cimeira das Américas. EUA rejeitam convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela

Os Estados Unidos rejeitaram hoje convidar os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela para a Cimeira das Américas em junho, a ser realizada em junho em Los Angeles, por considerar que "não respeitam" a democracia.

Cimeira das Américas. EUA rejeitam convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela
Notícias ao Minuto

07:35 - 03/05/22 por Lusa

Mundo EUA

"Cuba, Nicarágua e o regime de [Nicolás] Maduro não respeitam a carta democrática das Américas e, portanto, não espero a sua presença", anunciou o secretário de Estado adjunto norte-americano com o pelouro das Américas, Brian Nichols, em entrevista ao canal de televisão NTN24.

O funcionário sublinho que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "deixou muito claro que os países que não respeitam a democracia não vão receber convite" para a cimeira, que vai reunir chefes de Estado e de governo da região.

O Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, exigiu hoje a participação do seu país na reunião e denunciou que os Estados Unidos pretendem organizar uma cimeira de "Estados seletivos".

"Os grandes desafios da humanidade não se resolvem com confronto e violência, mas com solidariedade e cooperação", acrescentou.

O chefe de Estado mexicano, André Manuel López Obrador, também disse na última semana que pediu, através de um telefonema, a Joe Biden para convidar "todos os povos da América".

"Como é que convocamos uma Cimeira das Américas, mas não convidamos todos? Então, onde estão aqueles que não são convidados? De que continente? De qual galáxia? De qual satélite?", questionou Obrador.

Os Estados Unidos não confirmaram se vão convidar o opositor venezuelano Juan Guaidó, quem reconhecem como Presidente da Venezuela desde 2019.

A IX Cimeira das Américas, a ser realizada em Los Angeles (estado da Califórnia) de 06 a 10 de junho, será a segunda organizada pelos Estados Unidos após a primeira edição em Miami, em 1994, e tem com objetivo principal projetar um pacto de migração regional.

Leia Também: México recuperou 19 corpos de migrantes que tentavam chegar aos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório