Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

México recuperou 19 corpos de migrantes que tentavam chegar aos EUA

O México já recuperou este ano 19 corpos de migrantes, que morreram afogados no rio Grande, que faz fronteira entre o Estado de Coahuila e os Estados Unidos, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Migração (INM).

México recuperou 19 corpos de migrantes que tentavam chegar aos EUA
Notícias ao Minuto

07:10 - 03/05/22 por Lusa

Mundo Migrações

Os agentes do Grupo Beta, unidade do INM especializada na orientação e assistência a migrantes, recuperaram até agora 19 corpos, revelou o organismo em comunicado, sem especificar as nacionalidades.

Os migrantes morreram quando tentavam atravessar as águas do rio Grande, para chegar ao território norte-americano.

O organismo mexicano referiu que participa na operação de segurança de fronteira com várias autoridades do México e Estados Unidos, que trabalham em conjunto para salvar a vida dos migrantes.

O INM divulgou ainda que também resgatou sete pessoas com vida.

Na semana passada, três mulheres migrantes, uma adulta e duas menores, das Honduras, foram resgatadas de uma ilha, ponto conhecido como Ponte da Ferrovia.

Numa outra ação, foram localizados quatro migrantes da Nicarágua, dois menores acompanhados de uma mulher e um homem, que não puderam avançar devido à forte corrente do rio Grande.

Nas duas ações, os agentes do INM resgataram os migrantes, salienta o comunicado.

No domingo, o secretário da Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, voltou a apelar aos migrantes que tentam entrar pela fronteira sul para que não o façam, salientando que "a fronteira está fechada".

Alejandro Mayorkas lembrou que continua a vigorar a norma Título 42, uma medida protegida contra a pandemia, que permite a rápida expulsão de migrantes nas fronteiras terrestres dos EUA.

O INM do México divulgou recentemente que entre 01 de janeiro e 13 de abril deste ano intercetou 115.379 migrantes, dos quais 15% eram menores, provenientes principalmente de países da América Central.

No ano fiscal de 2021, que começou em outubro, já foram registados 1.060.094 migrantes na fronteira sul dos EUA, segundo dados do serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça (CBP, na sigla em inglês).

A Casa Branca salientou também recentemente que desde abril tem intensificado os seus esforços contra as redes de tráfico de pessoas que, segundo os seus dados, resultaram em mais de 2.500 detenções, investigações e desmantelamento de infraestruturas dedicadas a este crime.

O governo norte-americano apontou ainda que está a trabalhar com o aliados na região "para criar uma abordagem mais coesa e global" que permita gerir os fluxos migratórios no continente.

Leia Também: Supremo Tribunal dos EUA pronto para anular direito ao aborto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório