Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

'Fantasma de Kyiv' não morreu. "Continua vivo", dizem forças armadas

Depois de relatos sobre a morte do mítico piloto, a Força Aérea Ucraniana desmentiu não só os rumores como a existência do militar, cuja história se tornou épica depois de muitos vídeos partilhados.

'Fantasma de Kyiv' não morreu. "Continua vivo", dizem forças armadas
Notícias ao Minuto

09:30 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

No dia 13 de março, um piloto chamado Stepan Tarabalka morreu nos céus ucranianos, depois de uma batalha contra os russos. O britânico The Times noticiou que a morte do major, de 29 anos, era também a morte do 'Fantasma de Kyiv', um mítico piloto que teria aterrorizado a Força Aérea russa ao abater 40 aeronaves.

No entanto, a Força Aérea Ucraniana veio desmentir, mais uma vez, a existência do 'Fantasma'.

Através do Twitter, este ramo das forças armadas ucranianas afirmaram que "o 'Fantasma de Kyiv' continua vivo", pois "personifica o espírito coletivo dos pilotos altamente qualificados da Brigada Tática de Aviação, que defenderam com sucesso Kyiv e a região".

Os rumores sobre o 'Fantasma de Kyiv' começaram bem cedo na guerra, ainda em fevereiro, quando o próprio governo ucraniano catalogou com a alcunha um piloto que terá destruído seis aeronaves russas, na região de Lugansk.

Os vídeos virais do alegado piloto mortífero foram-se seguindo, uns atrás dos outros, criando uma imagem épica de um ás dos céus imbatível, digno de filme. Um dos vídeos foi tão partilhado que, pouco tempo depois, o Deutsche Welle analisou-o e confirmou que tinha sido retirado de um videojogo.

As forças ucranianas vieram agora admitir que, apesar de Tarabalka ser, ele próprio, um herói morto em combate, o mito foi uma bem sucedida ação de propaganda.

"O fantasma de Kyiv é um super herói — uma lenda e personagem criada pelos ucranianos", admitiram.

Para trás, fica a campanha de marketing, que colocou frente a frente um superpoder militar, dotado de uma força aérea composta por milhares de aeronaves, contra um único piloto. E fica também a venda de muitas, muitas t-shirts.

Leia Também: 'Fantasma de Kiev'. O mito do piloto ucraniano ressurge e com vídeo viral

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório