Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Fantasma de Kiev'. O mito do piloto ucraniano ressurge e com vídeo viral

A discussão foi recuperada na sexta-feira, depois do antigo presidente ucraniano Petro Poroshenko ter partilhado uma imagem que alegava ser do elusivo piloto. Ninguém lhe conhece a identidade, mas sabe-se, para já, que os vídeos são falsos.

'Fantasma de Kiev'. O mito do piloto ucraniano ressurge e com vídeo viral
Notícias ao Minuto

12:39 - 27/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Fantasma de Kiev

Será uma história real embelezada por vários anos de transmissão popular ou um mito usado como propaganda? Os rumores de um piloto de guerra ucraniano, apelidado de 'Fantasma de Kiev', ressurgiram por estes dias, com vídeos a acompanhar (e até publicação por parte de um antigo presidente), mas provas... não há nenhumas.

Na sexta-feira, surgiram rumores de que o 'Fantasma de Kiev' tinha eliminado seis aparelhos aéreos russos no primeiro dia da invasão, mas os especialistas defendem que não existem provas concretas de nenhuma desses informações.

Um dos vídeos colocados a circular, com grande gáudio por parte dos ucranianos, mostra um caça MiG-29 a derrubar um avião russo, naquilo que seria o 'Fantasma de Kiev' em ação. O vídeo tornou-se viral, mas as imagens, porém, são adulteradas.

Tratam-se de imagens de um jogo de simulação de voo, chamado Digital Combat Simulator (DCS). Foi o próprio fabricante, Eagle Dynamics, quem o confirmou à agência Reuters.

Estes rumores foram sendo estimulados pelo próprio exército ucraniano, que, no dia 24 de fevereiro, disse que cinco aviões e um helicóptero russos haviam sido abatidos na região de Luhansk. Porém, não se confirmou a autoria de tal façanha.

O antigo presidente ucraniano Petro Poroshenko juntou-se à conversa online, publicando, na sexta-feira, uma imagem que alega ser do elusivo piloto, cuja identidade ninguém conhece.

"Na fotografia, o piloto do MiG-29. O mesmo 'Fantasma de Kiev'. Aterroriza os inimigos e deixa os ucranianos orgulhosos. Tem seis vitórias contra os pilotos russos. Com defensores assim poderosos, a Ucrânia vai definitivamente vencer", escreveu, na legenda da imagem.

Entretanto, os vídeos espalharam-se nas redes sociais, com variações de perspectiva e (alguma) imaginação.

Para efeitos de comparação, deixamos abaixo algumas imagens do jogo de vídeo.

Leia Também: Kiev lança site para russos conhecerem destino de soldados mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório