Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Reino Unido diz que "Rússia demorará anos a reconstituir" forças de elite

Rússia terá mobilizado 120 batalhões táticos para a Ucrânia, mas mais de um quarto terá sido "ineficaz" no terreno.

Reino Unido diz que "Rússia demorará anos a reconstituir" forças de elite

O Ministério da Defesa do Reino Unido, na sua atualização diária sobre a guerra na Ucrânia, conta um cenário tenebroso para as forças especiais russas, apontando que o impacto da guerra nas forças de elite irá atrasar em vários anos a reconstituição destas unidades.

Através do Twitter, a inteligência britânica afirma que mais de um quarto dos 120 batalhões táticos russos - que compõem "aproximadamente 65% da sua total força de combate terrestre - mostraram-se "ineficazes" no campo de batalha ucraniano.

"É provável que mais de um quarto destas unidades se tenham tornado ineficazes em combate", afirma o governo.

Acrescenta ainda o Reino Unido que "algumas destas unidades de elite da Rússia, como os paraquedistas VDV, sofreram elevados níveis de desgaste".

"Irá provavelmente levar anos até que a Rússia reconstitua estas forças", disse.

Segundo as forças armadas ucranianas e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já morreram na guerra mais de 23 mil soldados russos - um número que o Kremlin continua a contestar.

Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 3.000 mortos entre a população civil, mas a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.

Leia Também: Rússia atribui colapso de ponte em Kursk a "ato de sabotagem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório