Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Alemanha poderá deixar de importar petróleo russo até ao final do verão

A Alemanha poderá deixar de importar petróleo russo até ao final do verão, afirmou hoje o ministro alemão da Economia e da Energia, Robert Habeck.

Alemanha poderá deixar de importar petróleo russo até ao final do verão
Notícias ao Minuto

22:27 - 01/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Em comunicado, citado pela Associated Press, o ministro revelou que, em matéria de importação de recursos energéticos provenientes da Rússia, a Alemanha conseguiu reduzir a quota de petróleo para 12%, a de carvão para 8% e a de gás natural para 35%.

"Todos os passos que temos dado exigem um enorme esforço coletivo de todos os intervenientes e também representam custos para a economia e para os consumidores. Mas são necessários para que não voltemos a ser chantageados pela Rússia", disse o ministro.

Com a Alemanha a procurar alternativas de fornecimento de energia junto de outros países, Robert Habeck considerou "realista" apontar o fim das importações de petróleo russo até ao final do verão.

A Alemanha tem estado a ser fortemente pressionada para deixar de importar recursos energéticos da Rússia, como boicote em resposta à invasão militar da Ucrânia pelo regime de Vladimir Putin.

No início de abril, a União Europeia (UE) anunciou que irá proibir a importação de carvão russo a partir de agosto, o que representa apenas uma pequena parte de um negócio de energia dominado por petróleo e gás natural, mais lucrativo para o Kremlin e difícil para a UE de sancionar.

Segundo a AP, os Estados-membros da União Europeia pagam à Rússia, em conjunto, 805 milhões de euros diários para terem petróleo e gás natural, sendo a Alemanha um dos principais consumidores.

Leia Também: Próxima ronda de sanções da UE "deverá incluir embargo ao petróleo russo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório