Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

9 de Maio. Rússia paga 4 euros à hora para desfilar no 'Dia da Vitória'

País já procura quem queira participar na procissão do 'Regimento Imortal'.

9 de Maio. Rússia paga 4 euros à hora para desfilar no 'Dia da Vitória'
Notícias ao Minuto

14:59 - 30/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia

"A Rússia está a começar a procurar uma multidão a quem pagar [para fazer parte da] procissão do 'Regimento Imortal', em 9 de maio", revelou, este sábado, o meio bielorusso Nexta, que mostra uma publicação nas redes sociais para comprovar a notícia. 

Ao que tudo indica, os participantes que aceitarem fazer parte desta marcha do 'Dia da Vitória' vão receber 300 rublos - o equivalente a aproximadamente 4 euros - por hora. 

Recorde-se que a capitulação do regime nazi na Segunda Guerra Mundial foi assinada em Berlim na noite de 8 de maio de 1945, quando já era dia 9 na Rússia e nos países vizinhos.

A data foi glorificada pela então União Soviética, que perdeu 24 milhões de civis e militares na guerra iniciada em 1939, e tem sido aproveitada pelo regime do Presidente Vladimir Putin como um momento de exaltação e glorificação da Rússia.

Em março, as forças armadas ucranianas alertaram que a Rússia estava a mentalizar os seus soldados de que a guerra na Ucrânia deveria estar concluída antes do 9 de maio.

Já esta sexta-feira, a Rússia, que vai celebrar os 77 anos da vitória sobre a Alemanha nazi com um desfile militar no referido dia, na Praça Vermelha de Moscovo, confirmou que as festividades ocorrerão sem a presença de líderes mundiais: "Não convidámos nenhum líder mundial para o Dia da Vitória. Este ano não é um aniversário redondo", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov. 

Leia Também: AO MINUTO: "Não seremos chantageados"; Azovstal? Rússia rejeita propostas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório