Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça finlandesa absolve ex-rebelde em julgamento de crimes de guerra

Um tribunal finlandês absolveu hoje um ex-rebelde da Serra Leoa no julgamento por crimes de guerra durante os últimos anos da guerra civil da Libéria, após um processo marcado por uma transferência inédita para solo liberiano.

Justiça finlandesa absolve ex-rebelde em julgamento de crimes de guerra
Notícias ao Minuto

15:38 - 29/04/22 por Lusa

Mundo Finlândia

O tribunal de Pirkanmaa considerou que a acusação não tinha "provado com suficiente certeza" que o arguido, Gibril Massaquoi, de 52 anos e conhecido como 'Anjo Gabriel', estava envolvido nos estupros, assassínios e recrutamento de crianças-soldado pelos quais foi indiciado.

No julgamento, o tribunal de Tampere, sudoeste da Finlândia, também considerou que "a defesa havia demonstrado que era provável que o acusado não estivesse na Libéria no momento em que os crimes foram cometidos".

Gibril Massaquoi foi um importante quadro da Frente Revolucionária Unida (RUF, na sigla em inglês), um grupo armado de Serra Leoa liderado pelo cabo Foday Sankoh, próximo do ex-senhor da guerra liberiano que se tornou Presidente, Charles Taylor.

O arguido foi detido na Finlândia em 2020, onde vivia exilado desde 2008, após uma iniciativa da organização não-governamental (ONG) Civitas Maxima para tentar levar a julgamento os responsáveis ??pela guerra civil.

Após o final do julgamento, em janeiro, Gibril Massaquoi foi libertado em fevereiro pela justiça finlandesa e ficou a aguardar o anúncio do veredito.

O tribunal finlandês mudou-se para a Libéria no início de 2021, e tornou-se a primeira instância judicial a julgar no país africano crimes cometidos durante as guerras civis de 1989-1996 e 1999-2003.

Essas guerras, entre as mais terríveis que a África já conheceu, foram marcadas por abusos de todos os tipos e provocaram 250.000 mortos e deixaram o país, um dos mais pobres do mundo, devastado.

Leia Também: Justiça finlandesa retoma julgamento de antigo líder rebelde na Libéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório