Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Polónia deteve russo e bielorrusso por suspeitas de espionagem

Suspeitos agiam "em nome dos serviços secretos russos". Enfrentam uma pena de prisão de até 10 anos.

Polónia deteve russo e bielorrusso por suspeitas de espionagem
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A polícia polaca deteve, na semana passada, dois cidadãos estrangeiros - um russo e um bielorrusso - por suspeitas de “realizar atividades de espionagem no território da Polónia” para a Rússia. Segundo um comunicado, divulgado esta quarta-feira pelo governo polaco, os suspeitos foram detidos pela Polícia Militar, após uma investigação do Serviço de Contra-inteligência Militar da Polónia (SKW).

A nota acrescenta que as detenções ocorreram nos passados dias 21 e 22 de abril e que, presentes a tribunal, os suspeitos foram acusados de “espionagem para a Rússia” e ficarão “sob custódia durante um período de três meses”. 

“As provas recolhidas pelo SKW indicam que ambos os estrangeiros, agindo em nome dos serviços secretos russos em detrimento da Polónia, procederam ao reconhecimento do funcionamento das Forças Armadas polacas e ao envio de tropas nas imediações da fronteira polaco-bielorrussa”, lê-se.

Ambos podem ser condenados a uma pena de até 10 anos de prisão.

O anúncio das detenções acontece um dia após a petrolífera estatal russa Gazprom revelar que iria suspender, a partir de hoje, o fornecimento de gás à Bulgária e à Polónia, perante a recusa em fazer os pagamentos em rublos. 

Leia Também: AO MINUTO: 287 deputados britânicos sancionados; Explosões? São "karma"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório