Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Kyiv remove monumento que assinala 'amizade' entre russos e ucranianos

Estátua foi erguida em 1985 para "para celebrar a reunificação da Ucrânia com a Rússia".

Notícias ao Minuto

15:17 - 26/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A autarquia de Kyiv, capital da Ucrânia, começou a demolir a estátua do ‘Arco da Amizade dos Povos’, que assinala a amizade entre russos e ucranianos, esta terça-feira. O autarca da cidade, Vitali Klitschko, revelou ontem que a estátua de oito metros de altura de dois homens a segurar uma estrela com ‘Amizade dos Povos’ e ‘URSS’ inscrito será removida devido à invasão russa da Ucrânia.

"Amigos! Esta semana vamos desmantelar uma escultura de bronze de dois trabalhadores, erguida em 1982 ‘para celebrar a reunificação da Ucrânia com a Rússia’", anunciou Klitschko numa publicação nas redes sociais. “A Rússia ‘assinalou’ a sua atitude em relação à Ucrânia com os assassinatos brutais de ucranianos pacíficos, com a destruição das nossas cidades e vilas e com o desejo de destruir o nosso Estado.”

Já o arco de titânio sobre a escultura irá permanecer no local, mas será “renomeado” e serão destacadas as “cores da bandeira ucraniana”. 

Citado pelo jornal Financial Times, o principal arquiteto, Serhiy Myrhorodsky, afirmou que concorda com a demolição. “Com a Rússia, está tudo acabado. Este monumento foi construído para comemorar a ‘reunificação com a Rússia’. Então chegamos à 'Amizade dos Povos'”, explicou, acrescentado que agora deverá ser “transformado num monumento da unificação das terras ucranianas”. 

Ao 62.º dia da invasão russa da Ucrânia, pelo menos dois mil civis morreram, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: Guterres pede investigação independente a possíveis crimes de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório