Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Putin acusa Kyiv de impedir rendição de soldados ucranianos em Mariupol

O Presidente russo, Vladimir Putin, denunciou hoje que o Governo ucraniano se recusou a permitir a rendição dos últimos soldados ucranianos entrincheirados na zona industrial de Azovstal, no porto sitiado de Mariupol.

Putin acusa Kyiv de impedir rendição de soldados ucranianos em Mariupol
Notícias ao Minuto

14:55 - 22/04/22 por Lusa

Mundo Putin

"A vida de todos os militares ucranianos, combatentes nacionalistas e mercenários estrangeiros será garantida, se depuserem as armas (...) Mas o regime de Kyiv não autoriza essa possibilidade", disse Putin, de acordo com um comunicado do Kremlin que resume uma conversa telefónica do líder russo com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Na quinta-feira, Putin ordenou o cerco do enorme complexo industrial de Azovstal, onde Moscovo diz estarem 2.000 soldados, mas pediu que a fábrica siderúrgica não fosse invadida para "preservar a vida" dos soldados russos.

Hoje, o Presidente russo considerou "irresponsáveis as declarações dos representantes da União Europeia sobre a necessidade de resolver a situação na Ucrânia por meios militares, bem como o facto de ignorarem muitos crimes de guerra por parte dos ucranianos".

Putin também acusou "os líderes da maioria dos países da União Europeia de tolerarem ações abertamente russofóbicas", numa referência à exclusão de personalidades russas de eventos culturais e desportivos.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Imóvel e mãos tensas: Nova aparição de Putin levanta questões sobre saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório